Buscando resgatar as origens da Festa de Reinado, a igreja Católica e Irmandade Nova Senhora do Rosário, com o apoio da Prefeitura, realizaram a 33ª edição da Festa do Reinado de Nova Serrana em um novo formato.
A festa aconteceu exclusivamente nos arredores da Igreja do Rosário, as barracas de comidas, bebidas não alcoólicas e artesanatos foram cedidas as entidades e associações beneficentes do município e as apresentações musicais buscaram valorizar os artistas locais e nomes de expressão cujos trabalhos são de caráter religioso e cultural.
Para o secretário de Cultura de Nova Serrana, Jonathas Wagner, a Festa de Reinado voltou a ser o que jamais deveria ter deixado de sê-lo, um evento cultural, religioso e característico da cultura mineira. “Esse formato, presente na sua essência, sempre foi e, se depender de nós, continuará sendo voltado àqueles que têm respeito às tradições culturais mineiras; às famílias como um todo. Esta foi também a proposição da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e das lideranças católicas da cidade. E o resultado prático, o sucesso desse resgate cultural, pode ser facilmente visto durante a festa. A título de comparação, em 2016 apenas três cortes se apresentaram, este ano já passamos para 10 e no próximo ano a expectativa é dobrar este número. Além disso, não tivemos nenhum registro de ocorrência durante os três dias de evento”.
Na sexta-feira (13), se apresentaram o Coral Municipal de Nova Serrana, Raul e Banda e a Banda Marzipã. No Sábado (14), foi a vez do Coral Sicoob Credinova, Polyana Reys e Carreirinho da Viola. E no domingo (15), encerrando a festa, apresentação dos cortes de congada e o grande show do músico, compositor e cantor, Chico Lobo.