14 DEZ 2017
Saiba como cuidar de sua caixa d’água e evitar doenças

Você sabe realmente o quão importante é manter sua caixa d´água limpa e em bom estado? Já parou pra pensar que quase 100% da água utilizada em sua residência passa por ela? Sabia que sintomas como diarreia, dor de cabeça, febre, mal estar e vômitos podem estar ligados ao consumo de água suja proveniente da caixa d’água?

Pois bem, simples ações podem evitar grandes problemas! Mas não se preocupe, vamos apresentar algumas dicas infalíveis para você cuidar de sua caixa d’água e manter sua família em segurança.

1. Substitua sua caixa de amianto

Apensar de ter sido largamente utilizado para a fabricação de caixas de água no Brasil, o amianto já está proibido no país por causa de suas propriedades cancerígenas.

A inalação ou ingestão progressiva da poeira do amianto causa inflamação nas células do pulmão, o que pode evoluir para uma série de doenças, como o câncer.

Além disso, o amianto é um material frágil e qualquer pancada na caixa pode resultar em rachaduras, causando vazamento e outros danos maiores.

1. Veja como está o estado da caixa d’água

Verificar as condições da caixa também é importante para garantir a qualidade da água.

O primeiro ponto a observar é a pintura externa do reservatório. Quanto mais desgastada estiver, maior é a urgência para trocar a caixa.

Também é preciso verificar constantemente se sujeira, insetos ou animais mortos dentro da caixa. Se houver, limpe imediatamente.

1. Teste a qualidade de água

Verificar a qualidade da água armazenada na caixa é essencial para evitar doenças. Você pode fazer isso seguindo os seguintes passos:

• Encha um copo transparente com a água armazenada e examine a água contra olhando contra a luz. Se a água estiver esverdeada é sinal de que há acumulo de algas e lodo. É hora de limpar.
  • Verificada a coloração da água, você também pode raspar as unhas na parede lateral da caixa. Se ficar sujeira embaixo das unhas significa que há muito tempo a caixa não é limpa.
  • Para completar o teste de qualidade da água mergulhe a mão até o fundo da caixa e movimente de um lado para o outro a procura de sedimentos. Se houver, é hora de limpar.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024