AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 3

27 MAR 2018
Encceja 2018
Inscrições abertas a partir de 16 de abril

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) acontecerão de 16 a 27 de abril. A inscrição é totalmente gratuita e será realizada exclusivamente pela internet, no site enccejanacional.inep.gov.br.

O edital com todas as informações pode ser acessado aqui

Quem pode participar do Encceja 2018?

Inicialmente a prova é destinada para jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada, mas para se inscrever é preciso seguir algumas regras, como por exemplo:

• - Quem busca o certificado de conclusão do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização do exame;
  • - Quem busca o certificado de conclusão do ensino médio, é preciso ter, 18 (dezoito) anos ou mais;
  • - Para ambas as provas, é preciso ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.

O que vai cair nas provas do Encceja 2018?

Esse tipo de exame é composto por quatro provas, cada uma, contém 30 questões de múltipla escolha.

Ensino Fundamental:

• - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
  • - Matemática;
  • - História e Geografia;
  • - Ciências Naturais.

Ensino Médio:

• - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • - Matemática e suas Tecnologias;
  • - Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • - Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como se preparar para o exame?

Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza na sua página na internet, o material didático de apoio para os participantes do Encceja, as famosas apostilas Encceja 2018, nessas apostilas você consegue estudar por área do conhecimento.

Principais Dúvidas:

• - Pergunta: Preciso ter o certificado de ensino fundamental para fazer a prova para obter o certificado do ensino médio?
    - Resposta: Não é necessário ter o certificado do ensino fundamental para fazer a prova do ensino médio, é necessário apenas ter 18 anos.

• - Pergunta: Preciso pagar algum valor para fazer o Encceja?
    - Resposta: Não, o Encceja é totalmente gratuito.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024