Entre os dias 8 e 31 de Outubro, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana realiza a Campanha Outubro Rosa. A ação visa orientar as mulheres sobre os cuidados e as formas de prevenção e tratamento do câncer de colo de útero. Estão previstas atividades como agendamento de preventivo e mamografia, vacinação e sorologia para HIV.
A programação conta com atividades todos os dias nas unidades de Programa da Saúde da Família (PSF), Saúde da Mulher e Policlínica, de 8h às 17h. A expectativa da Secretaria de Saúde é aumentar a realização de exames de mamografia e preventivos em 40% no município.
No dia 15 haverá abordagem com orientações na pista de Cooper. Dia 23 as orientações serão na área de abrangência do PSF Dimas Guimarães. Já no dia 26, de 8h às 13h, na praça Tito Pinto, serão realizadas orientações, panfletagem e encaminhamento para Policlínica, com oferta de mamografia, preventivo, vacinação, sorologia para HIV.
A coordenadora da Saúde da Mulher, Juliana Oliveira, fala sobre o auto-exame de câncer de colo de útero. “A detecção precoce aumenta a chance de cura do câncer de mama. O auto-exame, por exemplo é simples, pode ser feito em casa e ajuda a diagnosticar alguma alteração ainda em tempo para tratamento”.
Mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame uma vez por ano com um profissional de saúde. Quem tem entre 50 e 69 anos deve fazer a mamografia a cada dois anos. Já os exames preventivos devem ser feitos por todas as pessoas após o início da atividade sexual.
Entre 2010 e 2012 os exames de mamografia cresceram 26% no Brasil. Segundo informações do Governo Federal, o câncer de mama é segunda maior causa de morte entre mulheres no País O número de óbitos em decorrência da doença foi de 13.225 em 2011.
A Campanha Outubro Rosa vai até dia 31 de outubro. Mais informações no Programa da Saúde da Mulher pelo telefone 3226-1468.