O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Nova Serrana faz parte da Rede de Atendimento ao Adolescente Infrator. O CREAS é responsável por ofertar o Serviço de Proteção Social à Adolescentes e jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa em meio aberto. São realizados atendimentos aos adolescentes e seus familiares com o objetivo de fortalecer vínculos, resignificar valores e garantir os direitos dos adolescentes e jovens acompanhados pelo serviço.
São atendidos pelos Creas adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicada pela Justiça da Infância e da Juventude.
A coordenadora do CREAS, Alcione Maria de Souza, explica que os adolescentes além de serem atendidos pela equipe de profissionais do CREAS, quando recebem a aplicação da medida socioeducativa pelo Juiz, são encaminhados a instituições parceiras da rede de atendimento ao adolescente infrator, para realização de tarefas gratuitas, possibilitando, assim, o desenvolvimento de trabalhos voluntários, de cunho social e humanitário. “As atividades são escolhidas de acordo com a condição do adolescente”.
Para melhorar o atendimento ao seu público o CREAS ainda trabalha em articulação com toda a rede de serviço prestado à população pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Esporte e Cultura.
Participam da Rede de Atendimento ao Adolescente Infrator todos os órgãos de garantias de direitos, como Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, bem como a rede de serviços socioassistenciais e demais políticas públicas, as Secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Cultura e instituições parceiras.
O CREAS fica na Rua Antônio Ferreira do Amaral, 146, Centro. Para mais informações o telefone é 37 3226-2261.