06 MAI 2019
SAÚDE
Falta de inseticida nos estoques do ministério da Saúde paralisa fumacê em Nova Serrana

A Secretaria de Saúde de Nova Serrana foi informada por nota do Ministério da Saúde (MS), que problemas na gestão de insumos estratégicos ocasionaram desabastecimento do inseticida Malathion EW 44% nos estoque dos governos federal e estadual.

Em razão desse desabastecimento, o trabalho do carro fumacê está temporariamente suspenso em Nova Serrana, bem como em outros diversos municípios brasileiros, uma vez que a sessão do veículo, bem como o fornecimento do inseticida são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde e do ministério da Saúde.

Na nota, o MS informa que a secretaria de Vigilância em Saúde vem trabalhando insistentemente na tentativa de minimizar os problemas causados pela falta do inseticida, mas que devido à crescente resistência do mosquito o Malathion é a única opção desse tipo de inseticida com registro na Anvisa para utilização.

Dengue em Nova Serrana

Assim como em diversos municípios mineiros, a situação da Dengue em Nova Serrana tem causado preocupação nas autoridades. Em 2019, já foram 1.415 notificações de casos de Dengue, sendo 102 confirmados. Em relação à Febre Chikungunya, Nova Serrana registrou nove casos, sendo 2 confirmados. Também foram registrados oito casos prováveis do Zika Vírus, mas nenhum deles confirmado.

Devido a essa situação, o município de Nova Serrana adotou uma série de medidas de apoio e acolhimento aos pacientes com sinais e sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya. Uma das medidas adotadas foi a criação de um serviço de atendimento exclusivo para pacientes com sintomas de Dengue na Policlínica Municipal.

O serviço conta com atendimento médico e de enfermagem, além de apoio diagnóstico com realização de exames laboratoriais e hidratação oral e venosa de pacientes. O serviço funciona de 7h às 22h, todos os dias da semana, inclusive, sábados, domingos e feriados.

Outra ação foi a diminuição dos atendimentos programados nos PSF’s para dar maior suporte aos pacientes com sintomas de Dengue. Desta forma, médicos e enfermeiros das unidades de saúde têm maior disponibilidade para atender os pacientes que procuram as unidades, mesmo sem estarem agendados.

O município também está contratando também mais 10 agentes de endemias para reforçar as equipes de campo e para a realização do próximo LIRA (Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypti).

A secretária de Saúde de Nova Serrana, Glaucia Sbampato, reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito da Dengue, uma vez que no último LIRA, 95 % dos focos do mosquito foram encontrados dentro das residências.

“Gostaria de lembrar que os lotes vagos só se tornam criadouros do mosquito quando estão com lixo acumulado. A prefeitura tem intensificado os trabalhos de combate e prevenção, mas precisamos do apoio total da população”.

A secretária também pede a colaboração da população ao procurarem uma unidade de saúde.

“No período de 29 de abril a 2 de maio foram realizados 1.895 atendimentos na Policlínica, UPA e PSFs, de pacientes suspeitos de Dengue, por isso, pedimos a população para que, em casos de suspeita de Dengue, procure uma UBS ou a policlínica ao invés da Upa”.