10 MAI 2019
SAÚDE
Unidades Caps de Nova Serrana preparam atividades para a Semana da Luta Antimanicomial

As unidades Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Nova Serrana estão preparando atividades para as comemorações da Semana da Luta Antimanicomial, que acontece de 13 a 16 de maio.

Na segunda-feira (13), acontece uma caminhada com os participantes das atividades oferecidas no Caps. A concentração será às 9h, na pista de Cooper e a caminhada será em direção a praça Mario Ernesto.

No dia 14 (terça-feira), de 18h às 21h, uma exposição de artesanato e uma oficina de música acontecerão na sede da Faculdade de Nova Serrana (Fans).

Já no dia 15 (quarta-feira), será promovido um dia de lazer para os pacientes dos Caps. E para encerrar as atividades, os pacientes participarão de uma sessão de cinema na quinta-feira (16).

Movimento da Luta Antimanicomial

O movimento se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seus lugares de cidadãos.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio.

Nova Serrana conta com duas unidades Caps:

CAPS II Novo Ser – R. Benfica Cornélio, n° 401, B. Jardim do Lago Tel. 3226-2390

CAPS ad II - Vitor Arcanjo Batista: R. Vital Paulino Pereira, n° 1020, B. São Geraldo. Tel. 3225-9679.