23 MAI 2019
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Unidades Cras e Creas realizam atividades para conscientizar sobre o abuso sexual contra crianças e adolescentes

Em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - 18 de Maio, o CRAS Geralda Ferreira, o CRAS Renivaldo Gomes dos Santos e o CREAS Dona Dolores de Bretas Lima em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, desenvolveram um cronograma de atividades e mobilização social.

O CRAS Geralda Ferreira iniciou as atividades referentes ao tema no dia 14/05, nos Grupos de convivência. Uma das ações de mobilização foi à ornamentação da Praça do Bairro Planalto, realizada dia 15/05, com flores amarelas simbolizando a Campanha Faça Bonito, além dos cartazes e faixa abordando o tema. Neste dia aconteceu a mobilização que contou com a presença da fanfarra da Escola Municipal Dona Maria Rosa Soares, na oportunidade foram realizados momentos de orientação pela equipe, sendo distribuídos panfletos informativos sobre o tema Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. No dia 16/05, foi realizada uma passeata pelo bairro Planalto com o apoio da fanfarra e da Guarda Municipal. Em continuidade, no dia 20/05, em parceria com os PSF’s Dimas Guimarães, Antônio Ferreira e Santa Sara, aproveitando a sala de espera em cada unidade, foram realizadas orientações sobre o tema. Aconteceu também orientações à população na praça do Bairro Romeu Duarte no dia 21/05 com o tema abordado no Grupo de Pais e Responsáveis Familiar no dia 29/05.

Nos dias 21, 22, 23 o CREAS desenvolveu contação de histórias nos CMEI’s Daniela Martins, Maria de Lourdes, Lilian Cristina, Vó Fiinha, Antônio Francisco e Conceição Maria da Amaral.

No dia 22/05 aconteceu uma mobilização e fixação de cartazes na praça Tito Pinto, neste dia aconteceu também a reunião do CMDCA onde foi feita a mobilização, apresentação das atividades desenvolvidas e propostas de outras ações ao longo do ano. Em 25/05 acontecerá o Projeto CAD. ÚNICO no Bairro Frei Ambrósio, na oportunidade será realizada também a contação de história e mobilização da população presente. No dia 08/06 acontecerá uma mobilização e contação de História na feira do Centro da Cidade.

O CRAS Renivaldo Gomes dos Santos desenvolveu atividades reflexivas e orientações através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, trabalhando de forma lúdica o texto: A florzinha Lili, da autora Ana Célia Sobral. Foi desenvolvido também trabalho com música, dobradura, plantio de flores símbolo da campanha Faça Bonito, no Bairro Cidade Nova e no CRAS Renivaldo Gomes. Aconteceu também mobilização no dia 22/05 no PSF do Bairro Cidade Nova e mobilização de crianças e adolescentes em frente ao CRAS, para a população em geral.

Na semana do dia 27 a 31/05, serão realizados os jogos das proteções nos grupos do SCFV, objetivando contribuir para que os participantes desenvolvam conceitos e atitudes de proteção.

Proteger nossas crianças e adolescentes é nossa obrigação. Não se cale! Denúncie! Para denunciar basta discar o número 100, funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo Brasil por meio de ligações gratuitas, anônimas, de celular ou telefono fixo. Seu silêncio pode custar uma vida!