13 AGO 2019
Nível de infestação por Dengue despenca em Nova Serrana
Levantamento realizado em agosto apontou infestação seis vezes menor que ultima pesquisa

A secretaria de Saúde de Nova Serrana divulgou o resultado do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa). As ações de combate e prevenção ao mosquito, desenvolvidas pelo Setor de Endemias, como visitas domiciliares, mutirões no sábado e trabalhos de conscientização, além das temperaturas mais baixas, contribuíram para a queda significativa do índice de infestação na cidade.

Realizado entre os dias 5 e 8 de agosto, o levantamento apontou infestação de 0,7%. Número seis vezes menor do que o apresentado na última pesquisa (4,2%).

No total, foram visitadas 1.781 residências. O interior das casas continua sendo o principal local de proliferação do mosquito.

Na amostra, os locais com maior número de focos do mosquito foram caixa d’água sem tampa ou tampa inadequada, vaso sanitário em desuso, vasilhas como bebedouros de animais, ralinho de banheiro, pratinhos de plantas, barris, tonéis, materiais de construções e materiais recicláveis.

De acordo com a Secretária de Saúde Glaucia Sbampato as ações de combate à Dengue continuarão cotidianamente durante os dias da semana e aos sábados, nas visitas aos imóveis fechados durante o decorrer da semana.

“Solicitamos dos moradores a participação efetiva na retirada de entulhos e lixo. Não deixem água parada, tampem corretamente sua caixa d’água, limpe de forma correta, pois esse é um problema recorrente em Nova Serrana”, orienta Glaucia.

Evolução do índice de infestação em Nova Serrana nos últimos anos:

Janeiro 5.4% (Alto Risco)

Janeiro 3.4% (Alto Risco)

Janeiro 4,7% (Alto Risco)

Março 2.1% (Médio Risco)

Abril 2.8% (Médio Risco)

Maio 4,2% (Alto Risco)

Outubro 2.2% (Médio Risco)

Agosto 1.3% (Médio Risco)

Agosto 0,7% (Baixo Risco)