16 SET 2019
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
Investimentos na GCM colaboram para melhora na segurança em Nova Serrana
Guarda Civil Municipal conta hoje em dia com 26 agentes, nove veículos e rede de rádio digitalizada

Só não vê quem não quer. Nova Serrana está sim uma cidade mais segura! É inegável os avanços que o município teve na segurança pública. Prova disso é que o índice de criminalidade caiu em 30% nos últimos dois anos. Entre tantas ações de valorização e investimento nos órgãos de segurança, a reestruturação da Guarda Civil Municipal merece destaque especial.

Em janeiro de 2017, Nova Serrana era a 4ª cidade mais violenta de Minas Gerais. A Guarda Civil Municipal contava com apenas com seis agentes e um veículo. Mesmo passando por uma das piores crises financeiras da história dos municípios mineiros, o governo municipal investiu pesado na GCM e, atualmente, a instituição conta com 25 agentes, noves veículos, entre motos e carros e equipamentos que garantem um trabalho eficiente e ágil.

Rede digitalizada

Na última semana, a GCM ganhou um novo aliado; passou a contar com a rede de rádio digitalizada. É a primeira GCM das cidades do interior do estado a contar com o equipamento, utilizado também pela Guarda de Contagem, uma das mais bem estruturadas de Minas. Mais um grande avanço para facilitar a comunicação entre os agentes e agilizar as ações, seja de prevenção ou repressão.

A rede digitalizada trabalha com criptografia das mensagens, o que evita interferências e impossibilita a invasão da frequência.

O investimento, cerca de 60 mil reais por ano, é feito pela prefeitura com recursos do município.

Novas viaturas

Em parceria com o Judiciário e com o Ministério Público, a GCM de Nova Serrana recebeu quatro carros e três motocicletas para incrementar a frota.  Esses veículos foram cedidos através de sentenças relacionadas a ações penais. De acordo com o comandante da GCM, Adilson Pacheco Mariotti, os novos veículos contribuirão para intensificar as ações da Guarda.

“Tantos as ações de patrulhamento e prevenção, bem como as de repressão poderão serão intensificadas e acontecerão em um volume maior do que atualmente acontece”. Os novos veículos já sendo utilizados pela GCM.

Para o prefeito Euzebio Lago, a Guarda Civil Municipal representa a seriedade com que o governo municipal tem encarado a segurança pública em Nova Serrana.

“É visível os avanços. Quando assumimos a prefeitura, a GCM estava totalmente sucateada. Sem agentes, sem veículos e equipamentos para prestar um bom serviço para a população. Contratamos mais agentes, conseguimos novas viaturas, uniformes e equipamentos para dar condições de trabalho aos agentes. E vem mais coisa por aí, em breve, publicaremos o edital do concurso para a Guarda e abriremos cerca de 30 vagas.”