AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 1
ASSISTIR

15 MAR 2020
Previna-se contra o Coronavírus

Após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o mundo vive uma pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença Covid-19, aumentou na população em geral a preocupação quanto a contrair o vírus. Segundo o Ministério da Saúde, a declaração de pandemia não muda as ações que já estão sendo tomadas para conter o avanço do vírus no país.

Em relação à Nova Serrana, apenas um casos suspeito está sendo monitorado e as unidades de Saúde já foram orientadas quanto ao atendimento de pessoas com possíveis sintomas da doença. Apesar disso, as orientações sobre a prevenção devem ser adotadas por todos, principalmente nos locais de maior aglomeração.

PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS

Atualmente não existe vacina para prevenção de infecção por Coronavírus (COVID-19). Assim, a forma de prevenção contra a doença é evitar a exposição ao vírus. Os principais cuidados são:

• Higiene frequente das mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, utilizando a parte interna do braço ou um lenço descartável;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência (como celulares, bancadas…);
  • Não compartilhar copos e talheres que não tenham sido lavados e/ou esterilizados;
  • Manter os ambientes bem ventilados, janelas e portas abertas;
  • Evitar realizar atividades em lugares com grande aglomeração de pessoas;

O que é o Conoravírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-Cov-2) foi descoberto na China em 31/12/19, após registros de casos da doença. O nome é decorrente do formato do vírus, que possui aspecto de coroa. O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias, sendo o quadro clínico inicial da doença caracterizado como “síndrome gripal”. No entanto, casos iniciais leves, subfebris, podem ser agravados acarretando o aumento progressivo da temperatura e quadros febris persistentes por 3 a 4 dias. Desse modo, para o diagnóstico e tratamento adequados da doença, a consulta médica é fundamental.

Sintomas

Os sinais e sintomas do Coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias

Em caso de sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de casa.

Formas de transmissão

As formas de transmissão da doença ainda estão sendo investigadas. Entretanto, dentre as formas de contágio já conhecidas, podemos mencionar o contato com secreções contaminadas tais como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, por meio do contato pessoal próximo com pessoas doentes e/ ou objetos ou superfícies contaminadas.