Começou na terça-feira (18), em Nova Serrana, o Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa). Cerca de 20% dos imóveis da cidade serão visitados para avaliação do nível de infestação do mosquito da Dengue.
O resultado do LIRAa orienta as ações do setor de Endemia no combate à Dengue. “Depois do levantamento focamos nossas ações nos principais criadouros do mosquito detectados nos bairros, seja vasos de plantas, lixo doméstico, lotes abandonados ou caixa d’água”, ressalta a Chefe de Endemia Solange Delavali.
A equipe de epidemiologia de Nova Serrana busca em suas ações detectar precocemente os criadouros, realizando o tratamento adequado e a investigação dos casos suspeitos. O último LIRAa apontou nível de infestação de 2,5%, ainda um pouco acima do tolerado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. “Nossas ações visam manter a Dengue em um nível controlado em Nova Serrana, abaixo de 1%”.
Em 2014, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar um novo canal de combate à Dengue. Casos suspeitos, assim como os locais propícios para a proliferação do mosquito podem ser notificados pelo email [email protected].
Mais informações pelo telefone 3225-8735.