Desde o primeiro momento em que a pandemia do novo coronavírus se tornou uma ameaça real para o estado de Minas Gerais, bem como para o centro-oeste mineiro, o Governo Municipal está trabalhando de forma organizada e rápida para tomar todas as medidas de prevenção e minimizar os danos inevitáveis.
Diversas ações foram tomadas nesse período, de forma especial nas três últimas semanas. A primeira iniciativa foi a criação do Comitê de Gerenciamento de Crises, que realiza reuniões diárias para acompanhamento da situação epidemiológica, avaliação das atividades desenvolvidas e definição de tarefas e encaminhamentos. Também com reuniões periódicas, o Comitê de Enfrentamento e Emergência em Saúde Pública alinha as decisões para publicação dos decretos municipais.
Ações em Saúde
Diariamente são feitas investigações epidemiológicas dos casos suspeitos e o monitoramento por 14 dias consecutivos dos pacientes em isolamento. Constantemente é feita a atualização das equipes quanto aos Protocolos do Ministério da Saúde para alinhamento com as diretrizes nacionais.
No quadro de servidores, o RH teve incrementação de servidores, principalmente nas ações de vacinação. EPI’s para proteção de pacientes e de profissionais foram adquiridos para reduzir os riscos à saúde ocupacional e a das pessoas que buscam cuidado na APS/ESF. Diversas empresas de Nova Serrana forneceram gratuitamente EPI.
Em um segundo momento foi implantado o Plano de Contingência Municipal, Hospitalar e do Pronto Atendimento para estabelecer as estratégias e alinhamento das ações em toda rede de saúde.
Foram suspensos os procedimentos eletivos a fim de evitar aglomerações nas unidades de saúde, otimizar os insumos e a necessidade de leitos extras. Também foram prorrogadas automaticamente as prescrições de medicamentos por mais dois meses consecutivos, de forma que os pacientes não necessitem ir às unidades de saúde para renovação.
Todas as Unidades Básicas de Saúde foram orientadas quando ao atendimento humanitário e fluxo mais agilizado de atendimento. Uma agenda médica e de enfermagem foi criada para garantir a disponibilidade de consultas para todos os atendimentos em demanda espontânea, mantendo a prioridade para idosos e grupo de risco.
A campanha de vacinação contra influenza, (gripe) foi efetivada conforme as etapas estipuladas pelo Ministério da Saúde e disponibilidade das vacinas. Prioridade para os acamados e idosos acima de 80 anos que foram imunizados em domicílio.
Uma estrutura física foi preparada para abrigar a Unidade Sentinela, que será de usos exclusivo para pacientes com Síndrome Gripal.
Parcerias
Diversas parcerias e solicitações também foram viabilizadas. Ao Legislativo Estadual foi solicitada a doação de aparelhos respiradores para o município. Agilidade na abertura do hospital Santa Mônica também foi pedida junto aos órgãos Estaduais. Além disso, foi solicitado junto à iniciativa privada e ao governo do estado, equipamentos respiradores, com o objetivo de implantar leitos semi-intensivos no município, tanto no Hospital São José, como na Unidade Sentinela.
Na última semana foram realizadas diversas capacitações para empresários, gerentes e colaboradores das indústrias e do comércio com objetivo de retomar de forma organizada as atividades econômicas assim que liberado pelos órgãos competentes.
Articulações
Periodicamente é feito o monitoramento junto a assistência farmacêutica para aquisição dos medicamentos e insumos necessários para a assistência e articulação com a Vigilância Sanitária para monitoramento das exigências decretadas para os estabelecimentos comerciais.
Juntos as Funerárias são articulados os protocolos do Ministério da Saúde sobre o manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, com orientações sobre velórios e funerais de pacientes suspeitos.
Articulação junto a direção do Presídio Municipal com orientações para prevenção de contágio por coronavírus e outras doenças com o intuito de preservar a saúde das pessoas privadas de liberdade bem como o contingenciamento da pandemia do coronavírus.
Nesse momento, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros têm garantido apoio às ações de prevenção, fiscalização e implantação de todas as medidas de combate ao vírus. coronavírus.
Orientação e informação
No atual momento, dar informações precisas é uma questão de responsabilidade social.
Um call center (Telessaúde) foi criado via de esclarecimento de dúvidas da população quanto ao coronavírus. Os telefones são: 0800 9409500 e 991712680 (Whatssap)
Todas as restrições decretadas a população, aos setores produtivos e de prestação de serviço têm sido divulgadas carro de som, nos veículos de comunicação, e nos meios digitais como site e redes sociais da prefeitura, bem como o número de casos suspeitos e as medidas de prevenção e higiene.