02 JUL 2020
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Núcleo Pop Rua atenderá população em situação de rua em Nova Serrana

Nos últimos anos, a população em situação de rua aumentou consideravelmente em Nova Serrana. Isso trouxe alguns problemas como incômodo da vizinhança e degradação do patrimônio público. Diversas ações pontuais foram realizadas pela prefeitura e por entidades filantrópicas da cidade como forma de minimizar o sofrimento dessas pessoas e os problemas causados por esta situação.

Após diversas reuniões e discussões no Centro Administrativo, o governo municipal decidiu criar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, um espaço para atender as pessoas em situação de rua e tentar ressocializá-las no ambiente familiar e no mercado de trabalho, vinculado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social, CREAS.

O Núcleo Pop Rua oferecerá atividades, oficinas, capacitações e alojamento para as pessoas que já estão fixadas em Nova Serrana e em situação de rua. A permanência no local será temporária, até a reinserção social e familiar. O local contará com dois orientadores e uma psicóloga.

Para o prefeito Euzebio Lago, o espaço é uma forma de trazer dignidade a vida dessas pessoas. “Sabemos que é uma via de mão dupla. Muitas dessas pessoas têm família, tem casa, mas por algum motivo que não nos cabe julgar, estão em situação de rua, causando problemas para elas mesmos e para os comerciantes, vizinhança e cidadãos. Cabe a nós, como poder público, criar condições para que essas pessoas sejam reinseridas novamente no seio de sua família e no mercado de trabalho; e é isso que estamos fazendo com a criação desse Núcleo Pop Rua”.

O Núcleo Pop Rua funcionará no andar de baixo do Poliesportivo Ápio Cardoso, no bairro São Sebastião. As atividades no local serão iniciadas assim que a situação de pandemia se normalizar.