01 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REALIZAM AÇÕES EM REFERÊNCIA AO DIA 18 DE MAIO
Em função do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado em 18 de maio, diversas ações foram realizadas ao longo do mês pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Nova Serrana.

As ações também tiveram o apoio e organização  do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com apoio e participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Geralda Ferreira, CRAS Renivaldo Gomes, CRAS Equipe Volante, CRAS Maria de Lourdes, Centro de Convivência do Idoso, Núcleo de Atendimento à População de Rua (POP), Casa Lar Casa da Dinha, Conselho Tutelar e Câmara Municipal.

A campanha nacional com o tema: “Faça Bonito” tem como objetivo sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

18 de maio – ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’

O CREAS realizou uma passeata pelas ruas do centro da cidade em conjunto com os demais órgãos. Durante a caminhada foram distribuídos panfletos com o objetivo de conscientizar a população a esse respeito.

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Geralda Ferreira promoveu atividades abordando a temática. Dentro do grupo “Adolescentes em Cena” (que acontece toda quarta de 8h30 às 10h) foi tratado na ocasião sobre: a importância da data, a forma de reconhecer os sinais de um abuso sexual e os possíveis abusadores. Além de conhecer os canais de denúncia.

No grupo de crianças “Sementinhas” o referido tema também foi tratado com o objetivo de conscientizar as crianças a respeito da exploração sexual de forma lúdica e didática através de jogos e teatros de fantoches. Ainda na tarde do dia 18 de maio, a equipe do SCFV executou uma ação informativa na área de abrangência do CRAS Geralda Ferreira. A ação de distribuição de panfletos foi realizada na Praça São João Bosco, no bairro Planalto por volta de 17h.

Já nos CRAS Renivaldo Gomes e Maria de Lourdes foram executados no “Grupo de Artesanato com Roda de Conversa” reflexões em alusão à data. O evento foi direcionado ao público de 18 a 59 anos. No CRAS Maria de Lourdes também foi promovido neste dia no “Grupo de Crianças e Adolescentes” atividades de leitura e dinâmicas voltadas ao público de 6 a 15 anos.
Na Escola Municipal Maria do Carmo da Fonseca, no bairro Jeferson Batista, ocorreu também neste dia uma palestra organizada pelo CRAS Maria de Lourdes.

Outras ações realizadas no mês de maio

Na quinta-feira (19) aconteceu na Prefeitura de Nova Serrana às 15h uma live com o tema: “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Estiveram presentes: a coordenadora do CREAS, Karollina Kamila, as conselheiras tutelares Marilene Coimbra e Regiane Tupini, bem como a advogada do CREAS Marcela Ribeiro.

No mesmo dia na Escola Estadual Padre Lauro de 13h15 às 15h20 foi trabalhado com os alunos da faixa etária de 11 a 14 anos a temática: “Abuso e Exploração Sexual”. A dinâmica foi conduzida pelos técnicos do CREAS: Homero de Avelar e Loziane Elci, bem como os técnicos de Abordagem do CRAS Geralda Ferreira.

O CRAS Maria de Lourdes trabalhou neste dia nos grupos do SCFV o tema: “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. Foram feitas atividades lúdicas em linguagem apropriada e houve a distribuição de panfletos explicativos.  Já no dia 24 de maio, no período da manhã, foi realizado na Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite uma dinâmica com os alunos do 5º e 6º ano. Mediaram o momento os técnicos do CREAS e do CRAS Geralda Ferreira.

Na Escola Municipal Maria Rosa Soares na quarta-feira (25) foi promovida uma dinâmica com os alunos do 5º e 6º ano na parte da manhã. Conduziram a ação os técnicos do CREAS e do CRAS Geralda Ferreira.

No dia 26 de maio, mediado pelos técnicos do CREAS e do CRAS Renivaldo Gomes, foi realizado no período matutino na Escola Municipal Professora Eliana Francisca de Freitas e na Escola Municipal Escola Municipal Antônio Amaral de Lacerda. uma dinâmica com os alunos do 5º e 6º ano.

Já na última sexta-feira (27) o CMDCA de Nova Serrana promoveu uma palestra em alusão a data no Espaço do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova). Mais de 240 pessoas participaram da capacitação, cujo tema foi: “Formação de Profissionais no Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes na perspectiva da Autoproteção”.

A palestra foi ministrada pela pedagoga e educadora sexual, Caroline Arcari, autora do livro “Pipo e Fifi”. O evento foi programado com o objetivo de qualificar os profissionais da rede de atendimento para trabalhar promovendo o enfrentamento e a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Encerrando as atividades do mês, a coordenadora do CREAS, Karollina Kamila, participou no dia no dia 31 de maio de uma live a convite da OAB. Estiveram presentes também o Conselho Tutelar, o Ministério Público e o Hospital São José.

Para mais informações ou denúncias procure o CREAS, Conselho Tutelar, disque 100 e/ou CRAS mais próximo.

CREAS – rua Pará de Minas, nº. 729, bairro Centro, telefone 3226-2261.

CRAS Geralda Ferreira – rua Mato Grosso do Sul, nº. 681, bairro Planalto, telefone 3226-2670.

CRAS Maria de Lourdes – rua José Antônio Camilo, nº. 316, bairro Romeu Duarte, telefone 3226-8253.

CRAS Renivaldo Gomes – rua Messias Jerônimo, nº. 1066, bairro São Geraldo, 3225-1542.

Conselho Tutelar 3225 4440.