02 JUN 2022
EVITAR A DENGUE TAMBÉM SIGNIFICA LIMPAR E VEDAR AS CAIXAS D’ÁGUA
Foto Noticia Principal Grande
Caixa de água sem tampa. Uma realidade encontrada todos os dias pela equipe de Endemias.
Um dos maiores problemas que a Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana enfrenta no momento é um número crescente (e preocupante) de caixas d’água sem tampas. Muitas estão assim de longa data.

Mesmo com as orientações do agente de endemias, os moradores resistem em realizar a devida vedação. Por causa das chuvas e dos ventos fortes, mais tampas têm se soltado. Mesmo assim, os proprietários de diversos imóveis, não têm o cuidado de colocá-las no lugar.

A higienização da caixa d’água e o seu tampamento de forma correta evitam a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus. Além dessas doenças, esse descaso pode resultar em gastroenterites, hepatite A e leptospirose, entre outras.

Esses cuidados são extremamente importantes para garantir o armazenamento correto da água a ser utilizada no consumo de casas e prédios comerciais ou residenciais. Para manter a boa qualidade da água e garantir que ela fique livre de impurezas, o indicado é que a limpeza seja realizada de seis em seis meses.

Benefícios da limpeza de caixa d’água

A falta de uma boa higienização e correta tapagem dos reservatórios de água podem comprometer a saúde de sua família ou de sua equipe. Por isso, é recomendado fazer limpezas periódicas, a fim de impedir a contaminação da água potável por sujeiras, insetos e bactérias, que podem causar doenças e infecções.