06 DEZ 2022
UPA DE NOVA SERRANA PASSA POR REFORMA E AMPLIAÇÃO
A UPA de Nova Serrana se tornou uma referência em toda região após as melhorias realizadas por este governo municipal a partir de 2017. A unidade era alvo de críticas pela demora no atendimento e pela falta de profissionais.
Com o aumento significativo da demanda por atendimentos nos últimos meses, a prefeitura viu a necessidade de realizar uma reforma e ampliação da unidade. Em agosto de 2022, a UPA registrou uma média de 8.829 atendimentos/mês. No último mês, foram mais de 10 mil atendimentos.

Desde junho de 2022 a UPA está passando por obras de reforma e ampliação. O objetivo é proporcionar mais satisfação e conforto aos usuários, oferecendo um serviço de qualidade em uma estrutura adequada à demanda.
O projeto contempla a ampliação do almoxarifado e a construção de um novo prédio para o setor administrativo. A recepção também foi ampliada e climatizada para maior comodidade dos pacientes.

Algumas etapas da obra ainda estão em andamento como a pintura de todo o prédio e melhorias internas para a Central de Materiais Esterilizados (CME), necrotério e abrigo temporário de lixo e enxoval. A obra tem previsão para ser concluída ainda este ano.

O prefeito Euzebio Lago comentou a necessidade de ampliação da UPA. “Com uma demanda tão grande e depois de 10 anos de existência, nossa UPA não estava mais conseguindo atender a todos de forma rápida. Por isso vimos a necessidade de fazer esta ampliação e aproveitamos para fazer melhorias internas na unidade. A Saúde é uma de nossas principais prioridades e vamos fazer o que for preciso para atender bem nossa população”.

ATENDIMENTOS

De acordo com o relatório da Coordenação Estadual de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, realizado em agosto, a média de atendimentos por mês dos últimos meses na UPA de Nova Serrana foi 8.829 e, pelo porte da unidade, deveria ser de pouco mais de 6.500. No último mês, porém, a unidade realizou mais de 10 mil atendimentos.

No quadro de colaboradores, são 32 profissionais da área da saúde atuando na unidade diariamente, sendo 7 clínicos gerais, 2 pediatras, 7 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem. A unidade também dispõe de cadeiras, salas e consultórios em número superior ao exigido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o relatório constatou também que a média de transferências por mês de pacientes da UPA para hospitais da região, via SUS fácil, chega a 350.