15 DEZ 2022
ESPORTE E LAZER
ATLETAS DE NOVA SERRANA SE DESTACAM NO CENÁRIO ESPORTIVO NACIONAL
Ronan TIto
O governo de Nova Serrana é um dos que mais investem no esporte em todo o estado de Minas. Desde 2017, a cidade tem se destacado com atletas e competições de alto nível, promovendo e apoiando a realização e participação de campeonatos em diversas modalidades.

Em meados de 2022, o município criou a Lei de Inventivo ao Atleta, (Lei Municipal Nº 2.828/22 e Decreto 046/22) que regulamenta o repasse de auxílio financeiro a atletas amadores, profissionais e equipes esportivas que participam de eventos e competições representando o município.

Desde a criação da Lei, mais de 100 atletas e equipes de Nova Serrana foram beneficiados, com um repasse total de mais de 65 mil reais em poucos meses.

Conheça alguns atletas que se destacaram em competições esportivas apoiados pela Lei de Incentivo ao Atleta de Nova Serrana.

Ronan Tito

Entre 12 e 15 de novembro de 2022, Ronan disputou com atletas do Brasil, Argentina e outros países sul-americanos, e venceu o Open South American Championship, Campeonato Brasileiro e sul-americano de Kettlebell na cidade de Porto Alegre/RS. Ronan Tito é tri-campeão consecutivo na modalidade que se enquadra como atividade de levantamento de peso, pois trata-se de executar levantamentos repetitivos de uma esfera de ferro fundido com pesos específicos através de uma alça acima da linha dos ombros. Com o título de Campeão Sulamericano de Kettlebell, Ronan se qualificou para a disputa do Mundial que acontecerá em 2023 na Hungria.

Ana Paula Ferreira

Durante todo o ano de 2022, a atleta Ana Paula Ferreira representou Nova Serrana em eventos de níveis internacionais na modalidade de Fisioculturismo disputando com grandes atletas do Brasil e outros países como Argentina e Espanha, conquistando ótimos resultados: ABRIL TOP 1 CATEGORIAS OPEN E MASTER - ENCONTRO DOS GIGANTES REALIZADO EM BH; MAIO TOP 1 CATEGORIA OPEN E TOP 2 CATEGORIA MASTER - OLYMPIA AMATEUR NA ESPANHA; SETEMBRO TOP 2 CATEGORIA MASTER - OLYMPIA AMATEUR EM SÃO PAULO; OUTUBRO TOP 3 CATEGORIAS OPEN E MASTER - OLYMPIA AMATEUR NA ARGENTINA.

Kaleb Dantas

Kaleb de Souza Dantas é atleta de Nova Serrana que vem se destacando na modalidade de Levantamento de Peso Olímpico. Com apenas 16 anos, Kaleb participou em 2022 de duas etapas do Campeonato Brasileiro, uma no sub-20 alcançando o top 8 na cidade de Sete Lagoas e conquistou o 2º lugar na sua categoria, o sub-17, disputado com grandes nomes da modalidade, na cidade do Rio de Janeiro em novembro.

Entre as principais competições podemos citar também o 2º lugar conquistado na Seletiva TCB em Contagem / MG e o Bop Games em Belo Horizonte, grandes eventos regionais de halterofilismo e musculação em que o atleta participou e se destacou como uma grande potência do esporte mineiro.

Victor Crhistyan

O nadador de apenas 16 anos tem conquistado ótimos resultados nas piscinas e em águas abertas. Em 2022, disputou cinco etapas da V Copa MG de Natação em quatro estilos diferentes: crawl, borboleta, costas e peito, além do revezamento por equipes. Representando muito bem Nova Serrana, o atleta subiu no pódio em todas as etapas realizadas em Nova Serrana, Divinópolis e Conselheiro Lafaiete. O atleta também conquistou o 4º lugar nos Jogos Escolares de Minas Gerais, etapa Estadual. No Circuito Xsports de Maratona Aquática, disputando em Carmo do Cajuru e Formiga,  Victor conquistou o 3º lugar colocando Nova Serrana pela primeira vez nos pódios na modalidade de Natação em águas abertas. O atleta é cria do projeto Nova Serrana Olímpica e tem conquistado ótimos resultados.

Vinícius e Kauã Saymon

Com 18 anos cada, a dupla já se destaca no cenário nacional do voleibol. No vôlei de praia a dupla conquistou as quatro etapas que disputaram no Campeonato Mineiro categoria sub-19, se tornando em 2022 campeões geral da categoria de forma invicta.

Na categoria adulta e no Sub 21, fizeram um excelente ano de competição, subindo no pódio algumas vezes no Campeonato Mineiro, conquistando a 3° colocação geral no ano de 2022, jogando categoria acima da idade. Hoje, a dupla ocupa o 8º lugar no ranking geral do Brasil, entre as 48 duplas de todos os estados brasileiros.