19 DEZ 2022
UPA DE NOVA SERRANA É A SEGUNDA DO ESTADO DE MINAS GERAIS CERTIFICADA PELA ONA

Unidade passou por reformas e foi acreditada por entidade que certifica qualidade na prestação de serviços de saúde e bom atendimento ao usuário da Saúde Pública

A UPA de Nova Serrana recebeu na sexta-feira (16) a certificação da ONA, em virtude da boa qualidade do serviço oferecido aos usuários da Saúde Pública em nosso município. A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde em todo o Brasil, com foco na segurança do paciente, através da acreditação.

Desde sua criação, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento.

É uma entidade reconhecida pela Sociedade Internacional para Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua – sigla em inglês), é parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem representantes em organizações de saúde em mais de 100 países.

Além da solenidade em que foi apresentada a certificação, no mesmo dia foi simbolicamente inaugurada a recente reforma pela qual passou todo o setor de espera da UPA. A sala que abriga os usuários a espera de atendimento foi ampliada, disponibilizadas novas e confortáveis cadeiras e teve instalados aparelhos de ar condicionado, a fim de dar mais conforto e qualidade de atendimento à população. Uma nova ampliação do espaço já está em curso.

A certificação

Segundo Samuel Castro da Silva – Diretor Geral da unidade de Nova Serrana, a certificação traz consigo a certeza de que a entidade, bem como a atual gestão municipal, vêm trabalhando da forma correta no atendimento aos cidadãos nova-serranenses. Na verdade, mais do que correta, uma vez que a UPA de Nova Serrana é a segunda a ser certificada em todo o estado de Minas Gerais e seus 853 municípios: apenas a unidade Geraldo dos Reis, da cidade de Timóteo, recebeu o mesmo selo de qualificação.

“Passar pelo processo de certificação exige que os colaboradores participem mais de todos os processos implantados com aprendizado e melhoria constante da assistência. Para a instituição de saúde, ser acreditado é uma ferramenta para a melhoria constante dos processos, levando a excelência no atendimento, melhores resultados assistenciais e a uma gestão eficiente.”, salienta Samuel.

A UPA de Nova Serrana se preparava desde o ano de 2020, implementando as ferramentas da qualidade e instalando a cultura da segurança do paciente. Para receber essa chancela, a unidade passou (durante todo o ano) por uma criteriosa auditoria, que recomendou e certificou a unidade como empresa de acordo com as diretrizes da ONA.

O que disse a secretária Glaucia Sbampato

De acordo com a secretária de Saúde de Nova Serrana, Glaucia Sbampato, a UPA, a exemplo de toda a saúde de Nova Serrana, vive um momento maravilhoso e que desde o início dessa gestão, os ganhos e benefícios dos usuários da saúde pública foram os maiores dos últimos 30 anos. Isso é, segundo ela, fruto de uma política que tem o atendimento humanizado como motivo condutor de todas as ações em prol destes usuários.

Prefeito comemora a certificação e o bom resultado da Saúde

Presente à reunião de anúncio da certificação e entrega da primeira etapa das reformas da UPA, o prefeito Euzebio Lago também teceu elogios à atual gestão da unidade, bem como ratificou a importância do atendimento humanizado. Ele salientou que pequenas e simples obras no sentido de levar essa prioridade a cabo fazem toda a diferença para quem procura a saúde pública. “A pessoa já chega aqui doente e fragilizada: uma boa acolhida, com carinho e bom atendimento contribuem para diminuir suas dores”, disse o prefeito.

Euzebio também comentou que o certificado recebido é fruto do trabalho de cada um dos funcionários da UPA: de médicos a responsáveis pela limpeza, uma vez que esta é parte da busca pela boa saúde. Mas lembrou também que com todo prêmio, vem a responsabilidade; e essa responsabilidade consiste em manter a qualidade ora certificada.

O prefeito encerrou dizendo da importância de ter uma equipe unida e em sintonia. E que isso é que garantiu a certificação da ONA e garantirá a sua manutenção. Ele diz que parte desse comprometimento com a busca de atendimento de qualidade e humanizado é fruto do cuidado e respeito que a atual administração tem com os servidores da saúde.

“Quem cuida de alguém também precisa ser bem cuidado para cuidar bem”, concluiu o prefeito.