20 DEZ 2022
SAÚDE
CÂMARA MUNICIPAL SEDIA O 1º SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL
Uma ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio técnico do Hospital São José e do Núcleo de Saúde da Mulher para fortalecer e consolidar assistência e reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal, aconteceu no dia 15 de dezembro, na Câmara Municipal: o 1º Seminário de Qualificação da Assistência ao Pré-natal.

Durante o evento, diversas autoridades na área se revezaram e trouxeram aos presentes informações importantes para a diminuição e controle de problemas relacionados ao período pré-natal.

Poliana Stefania Cassimiro, enfermeira coordenadora da maternidade do Hospital São José, apresentou as ações e programas da entidade voltadas à proteção e saúde da mulher durante o período.

Nayara Dornela Quintino (referência da vigilância do óbito da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis) e Lucimara Ozório (secretária executiva do Comitê Regional de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal) explanaram sobre a contribuição da vigilância na situação de saúde materno infantil frente à organização da assistência.

A médica Isabela Maria dos Reis Aguiar falou sobre a assistência ao pré-natal de risco habitual e Thaiana dos Reis Rodrigues discorreu sobre a assistência ao pré-natal de alto risco (primeiros cuidados da atenção primária) manejo clinico da hipertensão arterial, diabetes gestacional, infecção do trato urinário e toxoplasmose: ambas são ginecologistas obstetras do Núcleo Saúde da Mulher.

O que é a assistência pré-natal?
A assistência pré-natal é o campo da medicina preventiva que analisa a mulher em um período especial de sua vida, na qual ansiedade, temores, angústia, expectativas e incertezas se fazem presentes na hora do parto; período de espera e emoção extrema, que não pode ser avaliada por dosagens hormonais ou por exames de imagens, como a ultrassonografia. É um período em que médico e paciente precisam estar em harmônica sintonia.

Hoje em dia, o desenvolvimento do concepto pode ser acompanhado de forma mais evidente e esclarecida, tornando a assistência pré-natal um período de contínua avaliação das manifestações clínicas, dentre as quais a emoção está presente em cada momento.