09 FEV 2023
CAPS DE NOVA SERRANA REALIZA ATIVIDADE POR OCASIÃO DO ‘JANEIRO BRANCO’

Na sexta-feira, dia 27 de janeiro, o  Caps II (Doca) de Nova Serrana, promoveu uma palestra e desenvolveu atividades laborais com usuários do equipamento. O evento é parte constante da campanha chamada de “Janeiro Branco”.

O momento foi conduzido pela equipe do Caps sob orientação da coordenadora, Maria Aparecida. Já o psicólogo Marcelo Rufino Pereira, abordou sobre o tema do Janeiro Branco de 2023: "A vida pede equilíbrio".

Durante todo o dia, os pacientes participaram de atividades e confeccionaram cartazes alusivos à campanha, cujo objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, instituições, autoridades, bem como a sociedade de forma geral, para as necessidades relacionadas à saúde mental.

Janeiro Branco:

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura voltada para o cuidado humano com a saúde mental. As atividades relacionadas à data se resumem na frase: “Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!”.

Saiba mais sobre os Caps:

Nas suas diferentes modalidades, os Caps (Centro de Atenção Psicossocial) oferecem atendimento clínico em regime de atenção diária à população. A equipe multiprofissional reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros agentes da rede pública.

A pessoa que procura o equipamento é acolhida e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), específico para as suas necessidades e demandas.

Por meio de ações individuais e coletivas, busca-se a reinserção social dos usuários através do acesso a moradia, trabalho, lazer, exercício dos direitos civis, como também pelo fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Nova Serrana possui os seguintes centros:

·      CAPS I Doca: que fica na rua Maria Ana Duarte, 174, Jardim do Lago. O telefone de contato é o 3226-2390.

·      CAPS AD Vitor Arcanjo Batista: localizado na rua Vital Paulino Pereira, 1020, São Geraldo, o telefone é o: 3225-9679.

A diferença entre eles é que o Caps I é direcionado ao serviço de atenção à saúde mental, enquanto a modalidade AD atende especificamente usuários de álcool e drogas. Ambos os espaços funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h.