31 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
IMPOSTO DE RENDA SOLIDÁRIO: DOE PARA O FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Chegou a hora de pessoas físicas e jurídicas fazer a declaração do Imposto de Renda 2023. Parte do tributo declarado pode ser destinado ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O FIA, que financia projetos sociais em prol de crianças e adolescentes de Nova Serrana e a Campanha de doação é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Para fazer a destinação basta seguir o passo a passo ou falar com seu contador.

O QUE É O FIA?

É um fundo público destinado a gestão de recursos financeiros que tem como objetivo financiar projetos que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
COMO SÃO UTILIZADOS OS RECURSOS?

Os recursos são aplicados exclusivamente na área da infância e da adolescência com monitoramento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Podem ser beneficiadas com recursos as instituições que atuam com a promoção, proteção e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente que tiveram seus projetos aprovados pela CMDCA.
QUEM PODE DOAR?

Os contribuintes pessoa física e jurídica que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda.
A DOAÇÃO REPRESENTA UM GASTO ADICIONAL PARA O CONTRIBUINTE?

Não. A doação representa a destinação de uma parcela dos impostos devido à Receita Federal para o FIA de Nova Serrana. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

TEM ALGUM LIMITE NA RESTITUIÇÃO?

No ato da declaração os contribuintes “pessoa física” podem destinar até 3% do imposto devido, ao fundo da Infância e Adolescência. O limite para pessoa Jurídica lucro real é de 1%.
SAIBA COMO DOAR

Em sua declaração, vá até a barra lateral MENU e escolha a opção: RESUMO DA DECLARAÇÃO>CÁLCULO DO IMPOSTO. Certifique-se que a opção POR DEDUÇÕES LEGAIS esteja selecionada na lateral esquerda.

NOVO

Selecione a opção: DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA e clique em NOVO.

DADOS

Na tela Dados da Doação escolha:
Tipo de Fundo: MUNICIPAL
UF: MG
Município: NOVA SERRANA

VALOR

Observe do lado direito o valor limite máximo para doação. No campo VALOR preencha o quanto deseja doar. Em seguida clique em OK para finalizar.

DARF

Na barra esquerda vá na opção IMPRIMIR. Clique em DARF – DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO. O programa vai gerar uma DARF que deverá ser pago na rede bancária até a data de vencimento.

GRAVAR

Grave e transmita a declaração.