04 MAI 2023
SAÚDE
O CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES E A POLÍCIA DE MEIO AMBIENTE RECOLHEM COBRA RARA ABANDONADA NA BR 262

Na última semana, o Centro de Controle de Zoonoses, da secretaria de Saúde, foi acionado por um morador de Gamas para recolher uma cobra exótica, abandonada por um casal em seu sítio. Segundo o relato do sitiante ao coordenador do CCZ, Emerson Evangelista, um carro se aproximou da entrada do seu sítio e ele viu um homem deixar um animal. Ao ver se tratar de uma cobra, imediatamente ligou para o Zoonoses para que fosse providenciada a remoção.

Animal raro
Ao chegar no local, o coordenador, que é médico veterinário, percebeu tratar-se de uma cobra desconhecida em nossa região. O animal foi levado pela equipe do CCZ à sede da Polícia de Meio Ambiente de Nova Serrana, onde foi detectada a sua espécie: uma Jiboia Arco-iris, cujo o habitat natural é a Caatinga.

Tráfico, criação, abandono e multa
Segundo o comandante da Polícia de Meio ambiente, o sargento Nilton Cesar de Souza, a presença dessa espécie em nossa região é fora do normal e provavelmente veio parar aqui, através do tráfico de animais silvestres, já que trata-se de um animal pertencente a um outro bioma. Ele alerta às pessoas que forem pegas com animais silvestres sem a devida autorização dos órgãos competentes, incorrem em crime, além receberem uma multa. O sargento lembra que em casos como este, segundo a lei, a multa pode chegar a até R$ 3.800. “Se for algum animal com risco de extinção, o aumento desse valor é considerável”, conclui.

Faça a coisa certa
Caso você queira criar animais de nossa fauna de maneira legal, entre antes em contato com os órgãos competentes, evite incorrer em qualquer tipo de crime ambiental ou ser alvo de multas, que em vários casos podem chegar a milhares de reais.
Proteja nossa fauna, e caso se depare com algum animal silvestre abandonado, preso ou ferido, entre em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), pelo número 3226 4017 ou com a Polícia de Meio Ambiente, pelo 3226 4002.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024