No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor e, para celebrar essa data, destacamos uma boa iniciativa do governo federal de incentivo e capacitação desses profissionais que tem dado excelentes resultados em nosso município. Trata-se do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido pelo Ministério da Educação - MEC - em parceria com os municípios que aderiram à proposta.
As atribuições do Governo Federal no programa são as capacitações aos Orientadores de Estudo que ministram os cursos aos professores e o pagamento de Bolsas de Estudo a cada docente que participa da formação presencial no valor de duzentos reais mensais. O município de Nova Serrana fica responsável pelo custeio das despesas com transporte e alimentação dos Orientadores de Estudo na capacitação, que acontece no município de Poços de Caldas, oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto, e também custeia os materiais e despesas para realização da formação dos professores da rede municipal.
O programa é voltado para os professores que lecionam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, ou seja, os professores que trabalham com a alfabetização dos alunos, e oferece capacitação presencial aos referidos profissionais no próprio município em que lecionam. Os encontros de formação são realizados com todos os professores alfabetizadores municipais desde o ano de 2013 de forma mensal e acontecem na E. M. José Américo de Lacerda e E. M. José Belchior Preto com a carga horária de dez horas por curso.
O curso é oferecido a 115 professores municipais divididos em cinco turmas, que são dirigidas pelas Orientadoras de Estudo Maria Inês Jacinto, Raquel Maia, Soraia Brandão, Maria Cristina Delfino e Maria do Carmo Silva.
O primeiro ano a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi voltado ao ensino da Língua Portuguesa e, em 2014, o desenvolvimento do ensino da Matemática. A proposta da formação é oferecer aos professores recursos para aprimorar a forma de ensinar, envolvendo sempre jogos, dinâmicas, charadas e alternativas diversas para chamar a atenção da criança e despertar seu interesse em aprender.
O professor que participa do curso do PNAIC é um agente multiplicador das idéias, já que todas as atividades transmitidas na formação são posteriormente levadas às salas de aula e desenvolvidas por cada aluno daquele professor.
Sabemos o quanto é difícil a tarefa de ensinar e o como é dura a jornada do professor, que diariamente se dedica não somente nas escolas, mas também sacrificando uma parte de seu convívio com a família para a preparação de aulas e em cursos de aperfeiçoamento como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Portanto, parabenizamos aos professores de nosso município por seu dia! Vocês têm todo nosso reconhecimento e gratidão!