04 ABR 2024
EQUIPE EMULTI CRIA ENCONTRO TERAPÊUTICO, VOLTADO À MANUTENÇÃO DA SAÚDE MENTAL
A equipe da eMulti (anteriormente NASF) passa a oferecer aos usuários da rede pública de saúde mais um grupo voltado à otimização do bem-estar mental da população: será o Encontro Terapêutico.
Agora, além do grupo de orientação para pacientes com ansiedade, que se reúnem todo o mês nos PSFs do município, o cidadão passa a contar com um grupo que oferece, acolhimento e promoção de saúde com profissionais da eMulti. A psicóloga Joice Fernandes Moreira e a terapeuta ocupacional Nathália Gontijo estão à frente do programa.

Quem pode e por que participar?

O grupo Encontro Terapêutico é voltado à população como um todo, mas em especial às pessoas com sintomas em saúde mental geral (ansiedade, conflitos familiares, dificuldades interpessoais, tristeza, irritabilidade, desânimo, insônia). Adolescentes podem comparecer se acompanhados por responsável.
A participação é livre, não sendo necessário fazer encaminhamento.

Quais os benefícios

A orientação profissional especializada leva à melhora dos sintomas e da qualidade de vida, além de nos trazer informações importantes, graças à troca de experiências. Grupos de educação em saúde contribuem para o fortalecimento de vínculos comunitários e possibilitam a prevenção a agravos em saúde mental, além de funcionarem como um espaço para que o usuário desenvolva mais autonomia sobre sua saúde.

É importante lembrar que pacientes com demandas mais graves devem procurar a avaliação do profissional de enfermagem ou medicina do PSF do seu bairro para o direcionamento adequado na rede.

Onde e quando?

O Encontro Terapêutico acontecerá em dois PSFs distintos dentro de cada mês, de acordo com as datas, que serão divulgadas nas redes sociais da Saúde e da prefeitura.
No mês de abril acontecerão os primeiros encontros. O grupo 1 se reunirá às 17h no dia 2 de abril. Já o grupo 2 será no dia 10, também às 17h. Veja abaixo o endereço de cada um dos grupos.

GRUPO 1
Data - 02/04/24
Horário – 17h
Local - No PSF São Geraldo/ PSF Santa Luzia