No dia 14 de junho, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) promoveu uma caminhada por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho.
O chefe do executivo, Euzébio Lago, participou do momento e no final, durante o discurso, fez questão de ressaltar: “nós precisamos combater toda a forma de violência contra os idosos, seja financeira, verbal, e a pior: a ausência de filhos e filhas que foram amados e cuidados, e por vezes abandonam quando chegam na terceira idade. O município está fazendo a sua parte para cuidar dos idosos, mas necessário que cada um se conscientize e cuide com carinho de todos estes.”
A concentração foi na Pista de Cooper e antes da caminhada a equipe de atendimento e promoção à saúde que atende o CCI realizou uma sessão de alongamentos e acompanhou a caminhada que percorreu a avenida Dom Cabral até a Praça da Lagoa.
Participaram do momento 75 idosos com mais de 60 anos e outros 35 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social carregando cartazes, banners e faixas de conscientização.
Durante a ocasião, houve também a distribuição de panfletos. A ação contou ainda com participação da fanfarra e do suporte da Superintendência de Trânsito e Transportes do município.
CCI - CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO “Dona Derci Carmélia Preto”
Instalado no bairro Jardim do Lago, o Centro de Convivência do Idoso oferece atividades recreativas, de conscientização e de promoção da saúde com acompanhamento profissional.
O Centro conta com psicólogo, assistente social, coordenador, orientador e um educador físico para cada 25 pessoas atendidas. Em 2024, o serviço tem acontecido desde janeiro e são atendidos semanalmente 75 idosos que possuem 60 anos ou mais que se dividem em grupos para os atendimentos.
No CCI, todos os participantes tem acesso as necessidades de acompanhamento especializado oferecidas e participam das oficinas de arte, cultura e lazer como a dança de salão, ginásticas, alongamentos e caminhadas, todas realizadas no local em dias alternados.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Gustavo Amaral, o Centro possibilita uma convivência saudável para os idosos. “As atividades oferecidas promovem qualidade de vida para essas pessoas. Muitas delas ficam boa parte do dia sozinhas e no Centro elas podem conviver socialmente com outras pessoas, e com profissionais capacitados para atendê-las”.
As instalações do Centro de Convivência do Idoso fica na rua Liberalino Alves da Costa, 316 no bairro Jardim do Lago. As atividades são ofertadas gratuitamente e diariamente.
Procure o CCI e participe.