Com o período de maior incidência de dengue se aproximando (entre novembro de 2024 e maio de 2025), a Prefeitura de Nova Serrana, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, irá intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A campanha “Minas unida no combate ao mosquito” já começou em todo o estado de Minas e no próximo dia 23 será realizado um mutirão com o objetivo de eliminar os criadouros do Aedes: o Dia D.
O mutirão, em Nova Serrana terá como prioridade o bairro José Silva de Almeida, por ser uma região de alto índice de presença de focos. A ideia é conscientizar os moradores a retirarem materiais que acumulam água parada e fazer visitas in loco, com informações, orientações e tratamento de caixas d’água. O objetivo final é evitar adoecimento e óbitos na população local, e imediações.
Durante a campanha, agentes de endemias percorrerão a cidade, mas a participação da população é fundamental. “É preciso que todos façam a sua parte, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água, como garrafas, plásticos e outros objetos. A prevenção é a melhor forma de combater a dengue”, alerta Idália Carneiro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
As chuvas começaram e é o momento de toda a população se mobilizar para evitar uma nova epidemia. Em 2024, Minas Gerais vivenciou a pior epidemia de dengue da história, com mais de 1,3 milhão de casos confirmados e mais de mil óbitos pela doença.
Os LIRAas
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LirAa), realizado nos últimos meses pelos municípios, aponta que mais de 80% dos focos estão localizados nas residências e em áreas externas onde há descarte de entulho, lixo e recipientes que acumulam água parada.
O principal desafio das secretarias de Saúde em todo o estado é encontrar os moradores em casa ou contar com a receptividade deles. Na maioria das rotas, os agentes encontram muitas casas fechadas, porque as pessoas trabalham o dia todo. Outro problema é que moradores deixam muito entulho e lixo em casa ou em lotes vagos e o papel dos agentes é o de orientar quanto ao descarte correto e aos cuidados que devem ser adotados para não deixar a água acumular.
Minas unida no combate ao mosquito
A campanha “Minas unida no combate ao mosquito” busca conscientizar a população sobre a importância de prevenir a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a chikungunya e o zika vírus.
Faça a sua parte!
Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve:
- Eliminar recipientes que possam acumular água;
- Manter calhas e caixas d’água sempre limpas;
- Utilizar repelente e mosquiteiros;
- Procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas