Evento reuniu representantes federais, estaduais e municipais para reconhecer o compromisso dos produtores com a conservação das águas
Na quinta-feira (13), a Prefeitura de Nova Serrana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou a cerimônia de entrega dos Certificados e Cheques aos proprietários das propriedades participantes do Projeto Produtor de Águas. O evento aconteceu no Auditório do Centro Administrativo e contou com a presença de diversas autoridades e representantes de importantes instituições.
Estiveram presentes o Vice-prefeito Kito Faria; o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade José Hermano; Vagner Magalhães e Thiago Assis, representantes da COPASA; Wellington Silveira, representante da EMATER; Taitson Bessas, presidente do Conselho de Administração do SICOOB CREDINOVA; Lívia Batista e Fernando Augusto, representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Nova Serrana e Divinópolis; Silvestre Faria, da URGA ASF (Unidade Regional de Gestão das Águas Alto São Francisco); Rossini Matos, da ANA (Agência Nacional de Águas) e Carina Damasceno, da SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
A entrega dos certificados e cheques simbólicos, que referem-se ao pagamento de serviços ambientais prestados pelos produtores participantes do Projeto Produtor de Águas, foi realizada com o intuito de reconhecer as práticas conservacionistas adotadas, como a construção de barraginhas, a implementação de curvas de nível, o cercamento de nascentes e a revitalização de estradas nas microbacias dos Ribeirões Estiva e Fartura e do Córrego Bom Jardim. O programa, que investiu mais de R$1 milhão de reais, visa o melhoramento da infiltração e escoamento das águas nessas áreas, com foco na preservação e otimização dos recursos hídricos.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Hermano, o Projeto Produtor de Águas é essencial para o futuro de Nova Serrana. "A água é um recurso vital e de grande valor econômico. Sem água, a terra perde sua importância. Por isso, estamos todos aqui – parceiros de níveis federal, estadual e municipal – para reconhecer a importância dos produtores, que são os verdadeiros protagonistas desta iniciativa. Este é um programa que não apenas tem um impacto imediato, mas também é de longo prazo, com continuidade garantida", destacou o secretário José Hermano.
O projeto abrange uma área de 46,69 hectares, e o valor total pago aos proprietários envolvidos foi de R$33.606,40. Esse valor será transferido anualmente, em reconhecimento ao empenho na manutenção dos serviços ambientais prestados, a duração do Projeto Produtor de Águas será, inicialmente, de quatro anos. Além disso, a Prefeitura de Nova Serrana já planeja a implementação de novos projetos em outras bacias, com o objetivo de melhorar a qualidade dos recursos hídricos e aumentar a oferta de água, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável do município.
Este é mais um passo importante para garantir o uso responsável e consciente dos recursos naturais, promovendo benefícios tanto para os produtores rurais quanto para a comunidade de Nova Serrana como um todo.