Os Jogos da Amizade Intercolegiais de Nova Serrana (JAINS) 2026 foram marcados por ampla participação, integração e incentivo ao esporte entre os estudantes do município.
Realizada entre os dias 31 de agosto e 8 de outubro, a competição reuniu 1.209 atletas, representando 22 instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular de Nova Serrana.
A secretária de Esporte e Lazer de Nova Serrana, Danielle Dias, destacou: “A expressiva participação nesta edição reforça a importância do investimento no esporte educacional. Nós estamos empenhados neste propósito e vamos continuar trabalhando por isso!”.
Durante o período dos jogos, os estudantes participaram de disputas em nove modalidades esportivas: futsal, voleibol, vôlei de praia, basquete, basquete 3x3, xadrez, atletismo, badminton e handebol. As competições contemplaram os naipes masculino e feminino, distribuídos entre os Módulos I, II e X.
Além das disputas e dos resultados dentro das quadras, campos e demais espaços esportivos, os Jogos da Amizade representam um importante momento de integração dos estudantes e valorização do talento dos jovens atletas de Nova Serrana.
A competição também serve como etapa classificatória para os Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG), contribuindo para a preparação e o desenvolvimento dos estudantes-atletas que representam o município nas disputas de nível estadual.