A Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana começou hoje (13), coletar material para o novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. O LIRAa é uma ferramenta que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito. A OMS - Organização Mundial de Saúde, define que o índice aceitável do LIRAa seja inferior a 1%.
Os trabalhos acontecem até quinta-feira, (15) e todas as equipes de agentes epidemiológicos estão envolvidas diretamente na realização da pesquisa, que visa identificar os locais com maior numero de criadouros do mosquito. Profissionais da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis também estão na cidade para orientar e fiscalizar o projeto juntos com os agentes.
A Vigilância Epidemiológica de Nova Serrana tem realizado durante todo o ano inúmeras ações de combate à Dengue, como palestras em escolas e empresas, visitas domiciliares com agentes e trabalhos educativos.
Além disso, o projeto “Dia da Troca” tem sido realizado com sucesso nos bairros, oportunidade em que a população pode trocar materiais recicláveis por materiais escolares.
O resultado do novo LIRAa serão divulgados na sexta-feira (30).