O Ministério da Saúde prorrogou o tempo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 10 de maio. Em Nova Serrana, até as 18h de quarta-feira (24), foram imunizadas 3.737 pessoas, o que representa 51,5% da meta do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde espera imunizar, até o dia 10 de maio, 80% dos grupos prioritários, ou seja, 7.235 pessoas.
A enfermeira chefe da Policlínica Central, Alízia Carvalho, orienta o público-alvo da campanha a procurar a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) de origem o mais rápido possível. “O prazo foi prorrogado, sendo assim pedimos a população inclusa nos grupos prioritários que procurem as unidades de saúde (PSf’s ou Policlínica) para receberem a vacinação o quanto antes. Medidas de intensificação na vacinação na cidade também estão sendo programadas pela Secretaria Municipal de Saúde”.
São considerados prioritários para vacinação os idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies, usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
Os dados da parcial de vacinação são atualizados diariamente. Até as 18h de quarta-feira (24) foram imunizadas 14,9 milhões de pessoas em todo o País, ou seja, 47,6% da meta que é 1,3 milhão.