Para ajudar os consumidores que não conseguem quitar suas dívidas, o PROCON, por meio do Núcleo de Superendividamento, está realizando o 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas, em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e CEMIG.
O procedimento consiste em atender o consumidor que preencher o formulário, declarando as suas condições financeiras. O formulário é encaminhado à instituição financeira credora e, se for o caso à CDL. No caso de débito junto aos bancos, a instituição financeira entrará em contato no prazo máximo de 10 dias, diretamente com o consumidor.
No caso do débito com instituição financeira não participante, o procedimento será o contato por meio dos canais de atendimento exclusivos ao PROCON ou por notificação.
Sendo o débito junto à lojas locais, filiadas à Câmara de Dirigentes Lojistas, o formulário será encaminhado à CDL, que irá acionar os lojistas acerca da busca pela renegociação do débito. O Lojista apresenta a dívida e apresenta proposta e os valores no prazo máximo de 10 dias, sendo que a proposta será apresentada ao consumidor.
Os débitos com a CEMIG será apresentada uma planilha com valores de parcelamento para análise, sendo aceita a CEMIG formalizará o acordo.
O 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas acontecerá entre os dias 27 a 30 de junho, das 12h às 18h, na nova sede do Procon – no CEAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) que fica na Rua Antônio Martins, 290 - Centro.
Mais informações 3226-8500.