A Escola Municipal Arésio Eleotério Amaral Junior, no bairro São José, está sendo concluída e em 2014 iniciará as atividades. O local atenderá cerca de 700 alunos dos bairros São José, Residencial Zé Bentinho, Cidade Nova I e II. A Secretaria de Educação já licitou o mobiliário e aguarda a portaria de autorização de funcionamento da Secretaria de Estado de Educação para iniciar as atividades. O objetivo é estender a oferta nas instituições municipais oferecendo educação de qualidade e com conforto.
A obra que estava inacabada recebeu corrimão, as janelas quebradas foram trocadas, banheiros, depósito, muro e cozinha concluídos. A Secretária de Educação, Carmélia Telles, diz que além das reformas físicas, foram iniciados os procedimentos burocráticos para a liberação de funcionamento. “Não podemos iniciar as atividades sem a autorização da Secretaria de Estado de Educação”.
O espaço possui 10 salas de aulas com capacidade para atender até 36 crianças por sala, setor administrativo, banheiros, cantina, refeitório e receberá uma quadra esportiva. Representantes da Superintendência já visitaram a escola e aprovaram as instalações.
Para Teles o novo espaço diminuirá a demanda nas escolas das comunidades de Moreiras, Capão e Gamas que recebem os alunos dos bairros São José e do Residencial Zé Bentinho. “Com a conclusão das obras do Cidade Nova I e II a demanda por vagas aumentará e nós já estaremos preparados”.
Mais educação
A Administração Municipal já conseguiu recursos para a construção de mais três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), uma escola para a comunidade de Areias e está aguardando liberação de recursos para escolas em Gamas, Capão, Moreiras e Barretos.
Além disso, em 2013 a Secretaria de Educação realizou reformas nas escolas Diretora Maria do Carmo (Jeferson Batista), Alice Cândida (Romeu Duarte), José Américo (Santa Luzia), Maria Alves de Brito (Itapuã) e os CMEI’s Maria de Lourdes (Romeu Duarte), Menino Jesus de Praga (Frei Paulo), Sebastião Batista Lago, (Planalto) e Carminha Saldanha (Santana), também passaram por reformas em suas estruturas. Cerca de quatro mil alunos foram beneficiados diretamente com as melhorias.
Todas as demais unidades educacionais do Município recebem serviços constantes de manutenção, o que garante escolas de qualidade para quase 11 mil alunos da Educação Infantil e Ensino fundamental.
Nova Serrana conta com 32 unidades educacionais, sendo 18 escolas de ensino fundamental e 14 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Quase 11 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino.