A Campanha da Troca realizada pela Secretaria de Saúde de Nova Serrana recolheu quase 60 mil objetos que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue. O projeto foi realizado em 10 bairros e trocou pneus, latas e garrafas pets por cadernos, borrachas e lápis.
Durante três meses a equipe de epidemiologia esteve nos 10 bairros com maior índice de dengue, de acordo com o último levantamento. Por cerca de uma semana uma tenda ficou montada em cada bairro onde aconteciam as trocas. No total foram recolhidos 1.310 pneus, 26.066 latas e 29.111 garrafas pets. Em troca foram entregues 1.310 cadernos, 5.213 borrachas e 5.822 lápis.
Na visão da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Katiúscia Oliveira, a campanha da troca é uma das iniciativas que mais trazem retorno na luta contra a dengue. “O trabalho envolve a Secretaria de Saúde e população em um trabalho conjunto, por isso os resultados são tão eficientes e rápidos. Vamos continuar com o projeto para que os índices de dengue continuem caindo”.
Os bairros visitados pelo projeto foram: Veredas da Serra, Novo Horizonte, Concesso Elias, Frei Ambrósio, Jefferson Batista, São Geraldo, Santa Cruz, Planalto, Santa Luzia e Santo Antônio.
Índice de Dengue
A equipe de epidemiologia de Nova Serrana busca em suas ações detectar precocemente os criadouros, realizando o tratamento adequado e a investigação dos casos suspeitos. O último LIRAa apontou nível de infestação de 2,5%, ainda um pouco acima do tolerado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. “Nossas ações visam manter a Dengue em um nível controlado em Nova Serrana, abaixo de 1%”, diz Katiúscia.
Em 2014, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar um novo canal de combate à Dengue. Casos suspeitos, assim como os locais propícios para a proliferação do mosquito podem ser notificados pelo email dengue@novaserrana.mg.gov.br.