24 ABR 2024
OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
DIA DE COMBATE À DENGUE NO SÃO GERALDO E JOSÉ SILVA DE ALMEIDA

Dando prosseguimento às ações de combate à dengue, os agentes epidemiológicos da secretaria de Saúde realizaram, no sábado, 20, mais um dia de combate às arboviroses. Desta vez nos bairros São Geraldo e José Silva de Almeida. A ação contou com a parceria da secretaria de Obras, que ficou responsável pelo transporte de todo material coletado.

O objetivo foi retirar, com a ajuda dos moradores, o maior quantitativo de materiais sem utilidade e descartáveis das casas e quintais dos bairros citados. Materiais que possam acumular água parada de dentro de residências, comércios e lotes vagos foram retirados e colocados em caminhões da secretaria de obras para descarte em um local apropriado. Além da coleta, os moradores receberam dos agentes informações e orientações sobre os cuidados que devem ter com seus imóveis (bem como nas imediações destes) para evitar a proliferação do inseto. A ação aconteceu das 7h30 às 15h e dela participaram 20 agentes, além da coordenação da Epidemiologia.

Durante os trabalhos de orientação e remoção, alguns imóveis foram também alvos da ação de UBV Costal (pulverização de substância voltada à eliminação do mosquito adulto). Moradores foram orientados a realizar semanalmente a eliminação e remoção de focos do seu imóvel, pois o produto aspergido não mata os focos, apenas o mosquito adulto.

É importante reforçar que o trabalho de eliminação de focos é feito semanalmente, pois é o prazo de desenvolvimento do mosquito.

“Se todo morador tirar dez minutos do seu fim de semana para realizar uma varredura em todo seu imóvel, fica mais fácil a luta contra a proliferação do inseto e, consequentemente, evita adoecimentos e eventuais óbitos, que podem ser provocados pelas doenças que têm o aedes aegypti como transmissor”, lembra a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Idália Carneiro.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024