AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 1

08 MAR 2016
Pedra Fundamental do Hospital de Nova Serrana será lançada dia 11
Primeira etapa a ser concluída será o Setor de Urgência e Emergência

Nova Serrana está prestes a escrever um novo capítulo em sua história. Conhecida pela força da indústria calçadista e pela generosidade com que recebe seus imigrantes, a cidade pena há muitos anos com a falta de um hospital que consiga atender uma demanda crescente por atendimentos de qualidade, principalmente em situações de urgência e emergência, quando na maioria dos casos, os pacientes precisam ser transferidos para hospitais de outras cidades.

Mas, a partir do dia 11 de março, a história será diferente. A Prefeitura fará o lançamento da Pedra Fundamental do Hospital Municipal de Nova Serrana. A partir desse dia, começa a obra do tão sonhado Hospital Municipal.

A primeira ala a ser entregue será o Setor de Urgência e Emergência, onde pacientes em situação de emergência, como vítimas acidentes de trânsito, poderão ser atendidos rapidamente por uma equipe médica preparada em um local especializado para esse tipo de atendimento.

Para o prefeito Joel Martins, Nova Serrana ficará dividida em antes e depois do hospital. “Nova Serrana será uma cidade muito melhor depois da construção do hospital. Inicialmente vamos entregar o Setor de Emergência para que os pacientes em casos mais graves não precisem ser transportados para outras cidades. É uma grande conquista para o povo de Nova Serrana”.

A Prefeitura já realizou as obras de infraestrutura exigidas pela Caixa Econômica Federal (CEF) para liberação dos recursos. Foram assinados dois convênios com a CEF no valor de quatro milhões de reais, que serão investidos na construção do Setor de Urgência e Emergência do Hospital.

O lançamento da Pedra Fundamental acontecerá na sexta-feira (11), no local onde será construído o hospital, que fica na Av. Carmem Duarte, atrás da Escola Estadual Padre Lauro (sentido Boa Vista), no bairro Planalto. O evento será às 10h.

Como tudo começou

O trabalho por trás da obra do Hospital Municipal de Nova Serrana, que começa a ser construído nesta sexta-feira, 11 de março de 2016, se iniciou ainda 2013. Quando a atual Administração assumiu, a prefeitura estava sem dinheiro, sem crédito e com muitas contas para pagar. Mais de 40 milhões em dívida foram deixados pela antiga gestão. Não foi fácil colocar a casa em ordem, ainda mais com uma crise política e financeira assombrando os municípios em todo o país.

Mas sem se deixar abater a prefeitura ergueu a cabeça e definiu uma meta. Organizar a casa fazer o que precisava ser feito: agir de forma transparente e com projetos que beneficiassem de verdade a população.

O Hospital Municipal, que já era um antigo sonho da população, começou a se tornar realidade em 2013. Neste ano a prefeitura escolheu o local para a construção do Hospital. E não foi qualquer local, ele será construído em uma área de fácil acesso, próxima a grandes bairros, sendo a maioria da população de baixa renda. Ainda em 2013, a planta foi elaborada e o projeto de aprovação do terreno enviado para a aprovação na câmara municipal.

Durante o ano de 2014 o projeto do hospital foi sendo elaborado e, ao fim, foi enviado para aprovação da vigilância Sanitária do Estado. Além disso, foi cobrado dos vereadores agilidade na votação do projeto de aprovação do terreno para que os trabalhos pudessem continuar. Tanto o projeto quanto o terreno foram aprovados naquele mesmo ano.

Ainda faltava a aprovação do projeto pela Caixa Econômica Federal, que exigiu da prefeitura algumas obras de infraestrutura para a liberação dos recursos.

Em 2015 foi feita a terraplanagem do terreno, a infraestrutura para rede pluvial e de energia elétrica, além da pavimentação e iluminação das vias de acesso.

Ao fim das obras, o convênio para a liberação dos recursos foi assinado pelo prefeito Joel Martins e pelo Gerente Regional da Caixa e a licitação para a construção do primeiro setor foi realizada com sucesso.

Agora, no dia 11 de março, começam as obras do tão sonhado Hospital Municipal de Nova Serrana, quando a Prefeitura fará o lançamento da Pedra Fundamental para o início das obras do Setor de Urgência e Emergência, que estará em funcionamento no segundo semestre deste ano.