AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 1
ASSISTIR

11 MAR 2016
Lançada a Pedra Fundamental do Hospital de Nova Serrana
Primeira etapa a ser concluída é o Setor de Urgência e Emergência Segunda etapa será licitada em abril

Acompanhados de prefeitos de várias cidades vizinhas, autoridades locais, vereadores, secretários, do Deputado Federal Jaiminho Martins e do Deputado Estadual Fábio Avelar, o Prefeito de Nova Serrana, Joel Martins fez hoje (11), o lançamento da Pedra Fundamental do Hospital Público de Nova Serrana. A primeira etapa a ser concluída será o setor de Urgência e Emergência.

O lançamento aconteceu no local onde será construído o hospital, às margens da rodovia Carmem Duarte, no bairro Planalto, sentido Distrito Boa Vista. O projeto é para um hospital com 120 leitos para atender além da população de Nova Serrana, pacientes de cidades como Perdigão, Araújos, São Gonçalo do Pará, entre outros.

O convênio assinado em janeiro com a Caixa Econômica Federal liberou os recursos para construção do Setor de Emergência, onde pacientes em situação   de urgência serão atendidos, como vítimas de acidentes de trânsito e outros casos mais graves. As obras já começaram.

De acordo com o prefeito Joel Martins, a segunda etapa do hospital deve ser licitada em abril para que as obras começam ainda no primeiro semestre de 2016. “Estamos trabalhando para que o hospital começasse a ser construído desde 2013, quando assumimos a prefeitura. Já concluímos várias etapas como a aprovação do terreno, aprovação do projeto junto a Vigilância Sanitária do Estado. Já fizemos as obras de infraestrutura exigidas pela caixa e finalmente a obra do hospital começou. Já temos garantido os recursos para a primeira etapa, em abril vamos licitar a segunda etapa e o próximo prefeito que assumir a prefeitura terá a obrigação de dar continuidade a essa obra, que  chega para atender uma das mais importantes necessidades da população, que é saúde de qualidade ao alcance de todos. Uma vitória do povo de Nova Serrana.”

O secretário de Saúde, Caio Túlio Andrade lembrou das demais obras e melhorias que estão sendo realizadas na Saúde em Nova Serrana. Esse hospital é a grande conquista dessa Administração, mas também estamos realizando muitas outras obras na área da Saúde. Estamos finalizando a construção de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de três unidades do programa Farmácia de Minas. Eu tenho certeza que a Saúde em Nova Serrana avançou muito nos últimos três anos e vai avançar ainda mais com esse hospital”.

O deputado federal Jaiminho Martins, importante mediador entre a prefeitura e o Governo Federal para a conquista do Hospital também falou da obra. “Toda vez que venho a Nova Serrana eu me surpreendo com o crescimento dessa cidade. Ainda mais deste lado da BR-262, próximo ao bairro Planalto. Por isso é que essa obra é de grande importância para a população daqui e da região. O prefeito Joel Martins está de parabéns por mais essa vitória, porque nessa crise que estamos passando não é fácil conseguir recursos para construir uma obra desse porte”.

Jaiminho também falou de outras obras da cidade que também têm sua participação. “Muitas pessoas não sabem, mas muitas obras estão sendo finalizadas em Nova Serrana. Além das UBS, das farmácias e desse hospital, estão em construção três escolas de ensino fundamental nas comunidades de Areias, Barretos e Gamas e três escolas pró-infância na área urbana. Sem contar a duplicação da BR-262, que é uma das maiores obras sendo executadas atualmente ∂em Minas e no Brasil.

Como tudo começou

O trabalho por trás da obra do Hospital Municipal de Nova Serrana, que já começou a ser construído, se iniciou ainda 2013. Quando a atual Administração assumiu, a prefeitura estava sem dinheiro, sem crédito e com muitas contas para pagar. Mais de 40 milhões em dívida foram deixados pela antiga gestão. Não foi fácil colocar a casa em ordem, ainda mais com uma crise política e financeira assombrando os municípios em todo o país.

Mas sem se deixar abater a prefeitura ergueu a cabeça e definiu uma meta. Organizar a casa fazer o que precisava ser feito: agir de forma transparente e com projetos que beneficiassem de verdade a população.

O Hospital Municipal, que já era um antigo sonho da população, começou a se tornar realidade em 2013. Neste ano a prefeitura escolheu o local para a construção do Hospital. E não foi qualquer local, ele será construído em uma área de fácil acesso, próxima a grandes bairros, sendo a maioria da população de baixa renda. Ainda em 2013, a planta foi elaborada e o projeto de aprovação do terreno enviado para a aprovação na câmara municipal.

Durante o ano de 2014 o projeto do hospital foi sendo elaborado e, ao fim, foi enviado para aprovação da vigilância Sanitária do Estado. Além disso, foi cobrado dos vereadores agilidade na votação do projeto de aprovação do terreno para que os trabalhos pudessem continuar. Tanto o projeto quanto o terreno foram aprovados naquele mesmo ano.

Ainda faltava a aprovação do projeto pela Caixa Econômica Federal, que exigiu da prefeitura algumas obras de infraestrutura para a liberação dos recursos.

Em 2015 foi feita a terraplanagem do terreno, a infraestrutura para rede pluvial e de energia elétrica, além da pavimentação e iluminação das vias de acesso.

Ao fim das obras, o convênio para a liberação dos recursos foi assinado pelo prefeito Joel Martins e pelo Gerente Regional da Caixa e a licitação para a construção do primeiro setor foi realizada com sucesso. E hoje, a Pedra Fundamental foi lançada dano início as obras do tão sonhado Hospital Público de Nova Serrana.