AO VIVO: FESTA DO TRABALHADOR DE NOVA SERRANA 2024 - DIA 1
ASSISTIR

21 MAR 2016
Imposto de Renda Solidário
Contribua para melhorar a vida de crianças e adolescentes de Nova Serrana

Está chegando a hora de enviar a declaração de Imposto de Renda. E você que vai declarar pode ajudar milhares de crianças e adolescentes de Nova Serrana, sabia? Veja como.

Vários municípios brasileiros farão esse ano a campanha “Imposto de Renda Solidário”, que visa a captação de recursos do imposto de renda para o FIA – Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O FIA é um Fundo Público destinado a gestão de recursos financeiros, que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Os recursos do FIA são aplicados exclusivamente na área da infância e adolescência com monitoramento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. Podem ser beneficiadas com os recursos as instituições que atuam com a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente que tiverem seus projetos aprovados pelo Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente.

Qualquer contribuintes, seja pessoa física ou jurídica, que optarem pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda pode, colaborar. A doação não representa nenhum gasto adicional para o contribuinte, pois representa a destinação de uma parcela do imposto devido à Receita Federal para o FIA de Nova Serrana. Dessa forma, quem optar pela doação terá redução no valor do imposto a pagar ou aumento na restituição.

No ato da declaração os contribuintes ‘pessoa física’ podem destinar até 3% do imposto devido ao Fundo da Infância e Adolescência. O limite para pessoa jurídica lucro real é de 1%.

Para colaborar com a Campanha é fácil. Veja um passo a passo para você ajudar a melhorar a vida de milhares de crianças e adolescentes de Nova Serrana, em especial aqueles que vivem em alguma situação de vulnerabilidade social.

1 - Na declaração vá até a barra lateral MENU e na opção RESUMO DA DECLARAÇÃO clique em CÁLCULO DO IMPOSTO, observe na lateral esquerda a OPÇÃO PELA TRIBUTAÇÃO e certifique-se que a opção POR DEDUÇÕES LEGAIS está selecionada.

2 - Em seguida selecione a opção DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA  e clique em NOVO.  Na tela DADOS DA DOAÇÃO escolha o tipo de fundo MUNICIPAL, no campo UF selecione Minas Gerais e no campo MUNICÍPIO escolha Nova Serrana. Observe do lado direito o valor limite máximo para doação e no campo VALOR preencha o quanto deseja doar. Em seguida clique em OK para finalizar a doação.

3 - Na barra esquerda lateral vá a opção IMPRIMIR, também localizado no item MENU e clique em DARF – Doações diretamente na declaração ECA. O programa vai gerar um DARF com código 3351 que deverá ser pago na rede bancária até a data de vencimento. Feito isso grave e transmita a declaração.

Pronto! Você está colaborando com o futuro de nossas crianças!