14 ABR 2016
Inventário de Proteção Patrimonial retomará atividades em 2016
Projeto já fez o levantamento de bens patrimoniais em Gamas e Capão

Desde 2006, a Secretaria de Cultura de Nova Serrana vem realizando um importante trabalho de catalogação e registro dos bens com valor cultural, histórico, social, religioso e memorial de Nova Serrana. Tudo isso está sendo registrado no Inventário de Proteção Patrimonial, um projeto que conta também com a parceria do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimônio Histórico. Em 2015, três comunidades rurais foram inventariadas e este ano mais cinco serão registrados.

O trabalho foi planejado e iniciado em 2006 e, agora, caminha para sua fase final. Para o Secretário de Cultura, Reginaldo Silva, esse é um dos trabalhos culturais mais importantes realizados na cidade. “Esse inventário vai nos possibilitar conhecer todo o acervo cultural, histórico, social e religioso da cidade, desde seus tempos de Cercado. Conhecendo bem, podemos cuidar melhor desse patrimônio”.

Em 2015, foram inventariadas as áreas de Gamas e Capão. “Em Gamas inventariamos o Cruzeiro e a Igreja de Nossa Senhora Aparecida e o ofício de Balaieiro. Já no Capão, fizemos o registro do cruzeiro e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Também foi registrada a Folia de Reis da Comunidade de Novais”, conta Reginaldo.

Para o ano de 2016, o inventário contemplará o Distrito da Boa Vista e as comunidades de Água Espraiada, Estação do Cercado, Ripas e Barretos. Para isso a equipe da Secretaria de Cultura quer contar com a participação dessas comunidades para informar, contar as histórias e fazer os registros desses bens. “Esperamos que a comunidade nos ajude a eternizar esses bens e costumes tão ricos da nossa cidade. Todos podem e devem contribuir com este trabalho”, diz o Secretário.

Outro trabalho importante é o registro da receita do Biscoito Cosido, que já está em andamento, com a coleta de informações e receitas das variações desse prato feitas em vários locais do Município.

Conferência Municipal e Feira Literária

O Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e do Patrimônio Cultural de Nova Serrana reuniu dia 12 de abril para discutir sobre a Conferência Municipal de Cultura que será realizada no segundo semestre e a FLINS - Feira Literária de Nova Serrana, que será realizada no dia 15 de maio. A reunião contou com a presença de professores e diretores das escolas, Conselheiros e Escritores locais.

Mais informações pelo telefone 3226 9068.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024