17 MAI 2016
Semana da Luta Antimanicomial
Secretaria de Saúde programou várias atividades

O dia 18 de Maio é considerado um marco para a Saúde Mental quando é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O movimento da Luta visa o cuidado em liberdade, na comunidade, lutando por um tratamento mais digno e humanizado para as pessoas em sofrimento mental e usuários de álcool e outras drogas, no qual o usuário exerça sua cidadania.

Atualmente, o município de Nova Serrana conta com uma rede para ofertar cuidado a essas pessoas, tendo como pontos de referência na área da saúde o CAPS ad, CAPS II, NASF, PSF’s e UPA, além de proporcionar articulação com outros setores. Entre os dias 16 a 20 de Maio os setores da Secretaria de Saúde marcaram presença na Luta Antimanicomial, realizando várias atividades e envolvendo profissionais de diversos setores, usuários, familiares e comunidade.

Locais

Data Na cidade No CAPS AD No CAPS II No NASF/PSF’s
18/mai Caminhada da Luta Antimanicomial Encontro de Familiares Sala de espera com usuários e familiares Durante a semana foram realizadas Oficinas com os Agentes Comunitários de Saúde
18/mai Música na Praça do Savon Gincana
19/mai Sessão de Cinema no CVT
20/mai Atividades recreativas no Clube Municipal

Durante a semana foram realizadas Oficinas com os Agentes Comunitários de Saúde. A Semana do 18 de Maio é uma data que representa a Luta diária dos profissionais, usuários e familiares para vencer a exclusão, o sofrimento e proporcionar um cuidado em liberdade. Afinal de contas, a liberdade é o melhor cuidado! Por uma sociedade sem manicômios!

Mais informações sobre a semana e os horários das atividades podem ser obtidas pelos telefones 3225-9679 e 3226-2390.