08 FEV 2017
Secretaria de Saúde faz adequações na Base do Samu e nas Farmácias de Todos
Sede da Base Descentralizada do Samu de Nova Serrana
Obras foram inauguradas em desacordo com os padrões do Governo do Estado

Legalidade, ética e transparência. Estes são os pilares nos quais a Administração 2017-2020 está pautada. A população que paga seus impostos merece respeito e tem o direito de saber onde e como os recursos públicos estão sendo investidos.

A fim de cumprir as exigências do Governo do Estado de Minas para o funcionamento da Base do Samu e das três unidades da Farmácia de Todos, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana está fazendo adaptações nestas obras, que foram entregues sem serem totalmente concluídas e com irregularidades.

SAMU
Na Base Descentralizada do Samu, instalada no prédio onde funciona a UPA, foram encontradas várias irregularidades, como a falta de lavador para ambulância, lavatório para maca, ar-condicionado, rede de internet e pintura externa.

A previsão do Governo do Estado para o Samu começar a operar é para segunda quinzena de março. Sendo assim, a Secretaria de Saúde de Nova Serrana está empenhada em fazer todas as adaptações necessárias antes dessa data.

A Base do Samu de Nova Serrana contará com uma ambulância básica e com uma Unidade Móvel de Suporte Avançado, ambulância conhecida como UTI móvel. Este veículo, além do transporte seguro, possibilita aos profissionais prestar o primeiro atendimento ao paciente até a chegada ao hospital disponível mais próximo. Fazem parte da rede do Samu 18 hospitais em diversas cidades da região Centro-Oeste.  Além dos veículos, a Base de Nova Serrana contará com um médico, um enfermeiro e um agente administrativo 24h.

Farmácias
Das três unidades do programa Farmácias de Todos, inauguradas em 2016, somente duas estão funcionando, mas de forma irregular. Entretanto, será necessário fazer adequações em todas as unidades.

De acordo com o relatório enviado à Nova Serrana pela Secretaria de Estado de Saúde, onde consta as irregularidades encontradas, as unidades têm problemas na pintura, nas torneiras, nas persianas, na impermeabilização das marquises e nos acessos às vias públicas. Além de irregularidades no muro, na rampa, nas portas dos banheiros e nos tanques.

Segundo a Secretária de Saúde, Glaucia Sbampato, a Secretaria de Estado de Saúde exigiu que a prefeitura faça as adequações nos locais sob pena de fechamento das unidades. “A exigência foi para fecharmos as unidades, mas para evitar transtornos, pois duas já estão funcionando, solicitamos um prazo para as adequações sem que seja preciso fechá-las”.

Glaucia ressaltou que a Secretaria de Saúde de Nova Serrana já começou a fazer todas as adaptações solicitadas e que garantirá o funcionamento adequado em todas as unidades.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024