03 JUL 2013
Prefeito de Nova Serrana pretende equipar Guarda Municipal
Ofício enviado ao exercito pede permissão para adquirir arma não letal

O Prefeito de Nova Serrana, Joel Martins, enviou ofício para o Exercito Brasileiro solicitando autorização para adquirir Dispositivo Eletroincapacitante para uso da Guarda Municipal. A Prefeitura aguarda parecer do Departamento de Produtos Controlados do Exército. O objetivo é dar mais segurança aos agentes da guarda, funcionários municipais e usuários dos serviços públicos.

Para o subcomandante da Guarda Municipal, André Luiz, o uso do equipamento será de grande utilidade para o órgão. “Seu poder de imobilização é grande, e usada corretamente não deixa nenhum tipo de sequela”.

Após a aquisição, os Guardas Municipais passarão por avaliação psicológica e treinamento específico. Vale ressaltar que o equipamento de choque elétrico só serão usadas em situações excepcionais. O equipamento ainda possui dispositivo que registra quantidade de disparos, data e hora de utilização.

A ação é embasada na portaria 001/2009, do Ministério da Defesa, que autoriza a aquisição de equipamento não letal para instituições que utilizam serviço orgânico de segurança. Também, no artigo 145 do Decreto nº 3.665/2000, que aprova as Tabelas de Dotação de Armamento, Munições e Coletes a Prova de Balas para Guardas Municipais.

Reforço

Nova Serrana ainda receberá um Batalhão de Polícia Militar, a Delegacia Regional de Polícia Civil, Varas Judiciais, Patrulha Rural, ampliação do presídio, mais profissionais e equipamentos para uso das polícias. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz em reunião com o prefeito Joel Martins, no início de junho.

Para os próximos dias estão confirmadas a chegada de três novos escrivães, kits com armas e coletes para a Polícia Civil e o início da ampliação do presídio com a construção de mais sete celas.

Além disso, estudos estão sendo feitos para viabilizar a implantação de 16 câmeras de segurança nos pontos mais críticos da cidade. A prefeitura está identificando um imóvel para a implantação de uma Unidade Socioeducativa para menores infratores.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024