Nova Serrana é uma das cidades que sediarão atividades da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e acontecerá durante o mês de agosto em todo o estado.
Cinco propostas foram elaboradas pela secretaria de Cultura de Nova Serrana e aceitas para integrarem a programação do evento. São elas: Conceito de Fonte Histórica e Patrimônio Cultural; Exposição de Maquinas Antigas Restauradas e palestra sobre origem das máquinas e modo de fazer restauro; Seminário para discussão de Patrimônio com público aberto; Patrimônio de portas abertas - Serra da Capelinha; 16º Encontro de Confraternização de Bandas de Música.
Para o secretário de Cultura de Nova Serrana, Jonathas Wagner, é uma grande oportunidade para a cidade se consolidar entre os municípios que valorizam, incentivam e promovem a cultura local, reconhecendo seu valor histórico e simbólico para sociedade.
“Tivemos a felicidade de enviar cinco propostas e todas serem aprovadas. Com a participação de Nova Serrana, será possível aumentar a pontuação do município no programa do ICMS Patrimônio Cultural e conseguir mais recursos para implantar outros projetos voltados à preservação do nosso patrimônio. Mais uma motivação para continuar desenvolvendo ações similares.”
Conheça mais sobre a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais https://goo.gl/5s8NCm
Confira a programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de MG:
1ª Ação: Oficina em 4 módulos com a historiadora Renata Lopes -
“Conceito de Fonte Histórica e Patrimônio Cultural”
Data: 01, 08, 15 e 22/08, terças feiras
Hora: 19h.
Local: Centro de Cultura, Rua Antônio Martins, 200, Centro
2ª Ação: Exposição de máquinas antigas restauradas e palestra de Everaldo Coelho Reis (Bigode) sobre origem das máquinas e seu restauro: encerramento com Noite da Poesia em 21/08
Data: de 18 a 21/08
Hora: 19h30
Local: Sebo Alpharrábio
3ª Ação: Seminário para discussão sobre Patrimônio Histórico
Conduzido pela historiadora Renata Lopes que comporá a mesa com outras autoridades no assunto.
Data: 19/08
Hora: 8h às 12h
Local: Centro de Cultura, Rua Antônio Martins, 200, Centro
4ª Ação: Patrimônio de Portas Abertas – Serra da Capelinha
Pintores e fotógrafos serão convidados a retratarem o bem protegido Serra da Capelinha. O material resultante proverá futura exposição.
Data: 20/08
Hora: 8h às 12h
Local: Serra da Capelinha
5ª Ação: Encontro de Confraternização de Bandas de Música
Data: 27/08
Hora: 8h às 14h
Local: Praça da Lagoa, Jardim do Lago