A secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Nova Serrana está realizando serviço de podas em praças e jardins públicos da cidade. A intenção é melhorar o ambiente das praças, desobstruir o campo de visão das câmeras de Olho Vivo e oferecer condições para as plantas se desenvolverem.
O secretário de Meio Ambiente, Remirton José Pedro, que coordena os trabalhos, explica a necessidade dos serviços. “Todo ser vivo precisa de sol. De forma especial, as plantas precisam de sol para realizar a fotossíntese e liberar oxigênio. Por isso, temos que fazer as podas para permitir que o sol penetre melhor árvores e na grama e dê condições para as plantas crescerem”.
Ainda segundo Remirton, a secretaria está aproveitando o período do inverno, época em que as plantas vegetam e não brotam, para realizar as podas. Já no início da primavera será feito o plantio de várias árvores para aproveitar o período das chuvas.
Reclamações e pedidos de podas
Alguns moradores têm reclamado das podas e por outro lado, outros moradores têm solicitado à secretaria de Meio Ambiente a poda de algumas espécies. O secretário explica o impasse.
“Algumas pessoas estão reclamando das podas das árvores. Temos duas opções, deixar como está ou enfrentar o problema. Apesar de termos poucas árvores no perímetro urbano da cidade, algumas delas são impróprias para o local onde estão plantadas, como as Leucenas e as Mangabeiras, que causam danos em muros, casas e nas fiações de energia, telefone e internet. Estamos conscientes do que estamos fazendo, eu sou formado em Floresta, Paisagismo, Meio Ambiente, especializado em Botânica de plantas ornamentais, Paisagismo e Poda e garanto que estamos fazendo o que é melhor para o meio ambiente e para as pessoas”.
O secretário explica também o tipo de poda que está sendo realizado em Nova Serrana. “Temos vários tipos de podas, a poda de formação, que dá condição da planta crescer, a poda ornamental que é para o paisagismo e a pode de limpeza e arejamento, que é a que estamos fazendo. Esse tipo de poda, além de dar melhor condição para planta se desenvolver, deixa os locais mais arejados a amplia o campo de monitoramento das câmeras de Olho Vivo”.
Por outro lado, há muitos pedidos de poda que também precisam ser monitorados. Só este ano, a secretaria já recebeu 96 pedidos de poda. O ideal para o secretário era ter uma lei que definisse o tipo de árvore adequado para cada local. “Esta semana eu visitei uma casa onde as raízes de uma Gameleira estão debaixo da casa. O morador está trocando todo o piso, mas não vai resolver. Nestes casos estamos liberando a população para retirar as árvores”.
Vale lembrar que ao cortar uma árvore, a secretaria solicita ao morador que pediu o corte que plante pelo menos cinco outras e que cuide por pelo menos dois anos. “Eu convoco aquelas pessoas que estão reclamando para me procurar e apresentar suas ideias, porque estamos abertos a acolher ideias melhores. Nosso objetivo é melhorar o meio ambiente e a paisagem”, diz Remiron.
Olho Vivo
Outro problema levantado pelo secretário, que também justifica a poda das árvores, é a obstrução do campo de visão das câmeras de Olho Vivo. “Quando não há obstáculos, a visão é clara, mas quando há muitos galhos que não são podados, o monitoramento fica difícil em alguns locais. A Polícia Militar pediu para fazer algumas podas e, como o serviço é ambientalmente correto, estamos atendendo”.
Podas
O objetivo da secretaria de Meio Ambiente é realizar as podas uma vez por ano e evitar que as árvores cresçam e encostem na rede elétrica, de telefone e internet. “Várias empresas reclamam que as árvores arrebentam alguns cabos e causam prejuízo. Pra isso exige a poda preventiva”.
O serviço de poda está sendo realizado em praças e jardins públicos e em avenidas do centro onde as árvores estão causando problemas como quebra de muros, rachaduras em paredes e choque com caminhões. Após percorrer o centro, a equipe irá para os bairros.
Arborização
Paralelo ao serviço de poda, a secretaria de Meio Ambiente também continua com o projeto de arborização da cidade. O objetivo é que em quatro anos 80% da cidade esteja arborizada. Saiba mais sobre o projeto no vídeo abaixo:
Plantio de árvores
Interessados em plantar árvores nas calçadas, podem procurar a secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para orientações. O Horto Municipal disponibiliza gratuitamente vários tipos de mudas e, em alguns casos, uma equipe para fazer o plantio.
Mais informações pelo telefone 322-9018.