Em Nova Serrana, região Oeste de Minas, abrir um novo negócio é fácil, em quatro etapas e em um mesmo local. Para destacar os serviços de abertura simplificada de empresas, a Junta Comercial de Minas Gerais promove, na próxima segunda-feira, 19/08, uma palestra sobre “Registro empresarial” na sede da Associação dos Contadores da cidade, Rua Manuel Pinto, 186 – Centro.
Voltado à comunidade acadêmica e empresarial, a Jucemg destacará seus serviços de registro, alteração e extinção de empresas, abordando ainda o serviço Minas Fácil, responsável por agilizar e formalizar um novo negócio em quatro etapas, sendo três delas pela internet e integrado aos órgãos envolvidos. Gerenciado pela Junta Comercial, o Minas Fácil é uma idealização do projeto Estruturador Descomplicar, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – Seplag.
Iniciativa da Jucemg, o evento integra as atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação – APCs, que orientam empresários, empreendedores, contadores, advogados e estudantes sobre os serviços disponíveis da Junta Comercial, que criam um ambiente favorável para abertura de empresas, garantindo assim mais facilidade na formalização de novos negócios, contribuindo diretamente para geração de riqueza e trabalho no Estado.
Desde 2011, a Junta Comercial percorre suas unidades no interior de Minas e promove esses encontros. Em Nova Serrana, a Jucemg tem como parceiros estratégicos a Prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas / CDL, a Associação Comercial, o Conselho Regional de Contabilidade / CRC, a Ordem dos Advogados do Brasil / OAB, além das universidades. Presente em 92 cidades mineiras, incluindo a capital, neste ano mais de mil pessoas, em 19 cidades, foram capacitadas pela Jucemg.
Conhecida como a capital nacional do calçado esportivo, Nova Serrana possui como atividade predominante o setor calçadista. Segundo dados da Jucemg, as cinco principais atividades de destaque no município envolvem a fabricação de calçados e o seu comércio varejista, deixando para trás o setor de vestuário e acessórios. Ao todo, 4.233 empresas estão ativas na cidade, com uma média de 20 empreendimentos formalizados por mês e um prazo médio de nove dias de formalização.
A unidade da Jucemg em Nova Serrana atende de segunda a sexta-feira, de 12h às 18horas, dentro da Prefeitura, na Avenida Benjamim Martins do Espírito Santo, 25, bairro Parque Dona Gumercinda Martins.