Uma comissão da Defesa Civil está percorrendo os principais bairros de Nova Serrana cadastrando as famílias que residem em área de risco. A ação conta com o apoio da Policia Militar Ambiental, Defesa Social, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheiros, Assistentes Sociais e Poder Legislativo. O objetivo é mapear as áreas, garantir a segurança dos moradores e a preservação de espaços ambientais.
A equipe da Defesa Civil está sendo acompanhada por assistentes sociais da Prefeitura para conhecer a situação dos moradores das áreas passíveis de deslizamento e enchentes. Após o primeiro contato, laudos técnicos apontarão as medidas necessárias para mudar a situação.
O Secretário de Obras, Joaquim Geraldo Campos, afirma que a Prefeitura se preocupa primeiro com a segurança das pessoas. “Estamos preocupados com a situação das famílias que estão nas áreas de risco, não só com a questão ecológica, mas com o perigo que essas pessoas estão correndo”.
O representante da Secretaria de Assistência Social, Roberto Góis, confirma essa preocupação. “Essas famílias vivem em condições precárias e nós estamos envolvidos para conhecer suas realidades e analisar a possibilidade de integrá-las em programas sociais”.
A conservação das áreas verdes também é preocupação da equipe. O fiscal da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Wellington Lino Pimenta, explica o seu papel. “É avaliar o dano ambiental causado pelas edificações irregulares, com o objetivo de traçar metas para resolver todos os problemas”.
As áreas visitadas fazem parte dos bairros: Jefferson Batista de Freitas, Itapuã, Novo Horizonte, Santa Maria, Concesso Elias, Fausto Pinto da Fonseca entre outros.
A ação começou na terça-feira (6) e terminará na sexta-feira (9).