Diversas atividades da 6º Jornada do Patrimônio de Minas Gerais aconteceram neste final de semana em Nova Serrana. A programação continua até o dia 27 com o tradicional Encontro de Bandas encerrando o evento.
Exposição de máquinas
Na sexta-feira (18), aconteceu uma exposição de máquinas de pesponto restauradas. O evento foi realizado no Sebo Alpharrábio, onde foram expostas algumas peças restauradas pelo proprietário, Everaldo Reis, que contou um pouco da história de sua coleção (que conta com mais de 70 máquinas) e do processo de restauro.
Algumas peças expostas possuem mais de 100 anos e, graças às técnicas de reaturo nelas aplicadas, ainda funcionam. São máquinas de pesponto que contam as diversas fases da história da fabricação de calçados em Nova Serrana.
Seminário do Patrimônio Histórico
No sábado (19), no Centro Cultural, aconteceu um seminário que discutiu a importância de se conhecer, valorizar e preservar o Patrimônio Histórico do Município.
O evento finalizou a oficina ministrada pela historiadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Ipham-MG, Renata Lopes, conduzida em 4 módulos durante o mês de agosto. O evento contou também com a participação da coordenadora do Curso de Pedagogia da UNA e historiadora Tânia Nakamura.
Patrimônio de Portas Abertas
Para retratar um dos mais conhecidos bens patrimoniais de Nova Serrana, pintores, escritores e outros artistas foram convidados a retratarem com suas artes, a Capela Nossa Senhora do Carmo e seu entorno, que fazem parte do conjunto paisagístico Serra da Capelinha. O encontro aconteceu no domingo (20), e reuniu fotógrafos, pintores, escritores, apreciadores de artes e visitantes.
Encontro de Bandas
No próximo dia 27 (domingo), o Encontro de Bandas encerra a programação da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O evento acontecerá de 8h às 14h, na Praça da Lagoa (bairro Jardim do Lago) e reunirá tradicionais “bandas de coreto” de diversas cidades da região.