08/02/2018 às 13:09:00
Nova Serrana é a 4ª do estado em resolutividade para abertura de empresa

Seis meses após a abertura da Sala Mineira do Empreendedor e Nova Serrana já alcançou lugar de destaque em Minas. O município ocupa o 4º lugar entre as 115 cidades que tem uma unidade da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), o que coloca a cidade como a mais resolutiva do centro-oeste mineiro.

Critérios de avaliação

O Ranking da Jucemg é elaborado baseado no tempo gasto por cada município para abertura de empresas, considerando desde a entrada do processo até o momento da entrega do Alvará de abertura.

Nova Serrana ficou em 4º lugar, com um tempo médio de cinco dias, sendo formalizado nesse prazo o montante de nove novas empresas, sem contar com as empresas formalizadas no regime de Micro Empreendedor individual.

Entre as cidades da região que contam com uma unidade da Jucemg, o segundo município mais resolutivo foi Bom Despacho que ocupou a 14ª posição no ranking, Piumhi 47ª, Arcos 64ª, Pará de Minas 96ª, Campo Belo 97ª, e Divinópolis a maior cidade da região ocupou a posição 108ª.

Sala Mineira do Empreendedor

A abertura da Sala Mineira do Empreendedor foi uma ação acertada do executivo. Com a iniciativa, houve um avanço significativo no desenvolvimento empreendedor e nos processos burocráticos administrativos para a abertura de novas empresas e suporte
às instituições já existentes na cidade.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Caires, os resultados obtidos no mês de dezembro da Sala Mineira do Empreendedor, quanto à abertura de empresas, faz parte de uma política de desburocratização e auxílio que o executivo tem como prioridade para auxiliar o desenvolvimento econômico da cidade.

“Quando criamos a Sala Mineira do Empreendedor buscamos analisar o passo a passo da abertura das empresas, assim tivemos uma visão mais ampla do que era necessário ou não, desburocratizamos e aperfeiçoamos os trâmites e já estamos colhendo resultados positivos para o empreendedor de Nova Serrana”, pondera Caires.

Micro-empreendedores tem tratamento diferenciado

Outro trabalho que vem sendo destaque na Sala Mineira do Empreendedor é referente às ações promovidas junto aos Microempreendedores Individuais. Desde o mês de junho de 2017, quando a Sala Mineira iniciou a prestação de serviços para a população foram abertos 212 Micro Empresas Individuais (MEIS), esse resultado está relacionado também a toda uma consultoria que é prestada pelo setor.

Segundo o Agente de Desenvolvimento, Marco Aurélio Lacerda, algumas carências foram notadas quanto ao entendimento dos microempreendedores e a sala tem atuado buscando sanar essas lacunas. “Desde a abertura, percebemos que o MEI, não é tratado com a mesma responsabilidade pelos empreendedores, até mesmo por falta de conhecimento sobre o que acarreta, benefícios e responsabilidades, assim damos todo um suporte para que o empresário saiba exatamente o que representa optar pelo MEI”, diz Lacerda.

O processo de abertura do MEI é mais ágil, o empreendedor pode obter na mesma hora o seu número de CNPJ, contudo em Nova Serrana, diante de alguns problemas que vem sendo encontrado quanto a ações do empresários, a Sala Mineira criou um curso de conscientização, que orienta e direciona o empreendedor quanto a suas responsabilidades.

Após a realização do curso o empresário então obtém o alvará do seu negócio. “Muitos não tinham consciência, por exemplo, que o regime determina que guias de contribuição apesar de serem em um valor acessível são mensais, e o empresário que não pagar essas guias, tem inclusive seu nome inserido na dívida ativa, então criamos um curso que tem duração de duas horas, após a realização desse curso de conscientização, o empresário então recebe o Alvará”, explicou Marco Aurélio.

Suporte além da burocracia

Outro trabalho implementado pela Sala Mineira do Empreendedor é relacionado a consultorias de negócio que são prestadas pelo Sebrae para os microempreendedores que obtém o MEI em Nova Serrana.

Em parceria com o Sebrae os cadastros de MEI são repassados pela instituição para que seja realizado o suporte dos novos negócios no mercado. “O Sebrae tem toda a estrutura de suporte para que os negócios sejam mais salutares, assim fazemos conciliação de dados e os consultores do Sebrae buscam essas empresas para que seja dada esse auxílio, o que entendemos como positivo para que os negócios sejam bem sucedidos e economicamente o empresário e o município sejam beneficiados”, finalizou Marcelo Caires.

*Com informações do Jornal O Popular