04 SET 2018
Educação de Nova Serrana avança no Ideb

Município ultrapassa média Nacional no Ideb para os anos iniciais

O Inep divulgou nessa semana o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2017), que funciona como um indicador da qualidade da educação oferecida nas escolas do País.

A rede municipal de Nova Serrana figura entre as melhores do estado de Minas no ranking do Ideb 2017, mostrando que o investimento feito pelo atual governo tem dado resultados bastante positivos.

Entre 2015 e 2017, a média do Ideb de Nova Serrana para os anos iniciais (4º e 5º ano) deu um salto significativo de 6.2 para 6.5. A nota é superior à meta nacional para o ano de 2021 (5.7) e acima da média nacional em 2017, que ficou em 5.6.

Destaque para as escolas José Antônio de Lacerda (Boa Vista), Belchior Preto (Bela Vista) e Américo Ferreira (Capão), com notas de 7.3, 7.0 e 6.8 respectivamente.

No mesmo período, a nota para os anos finais (8º e 9º ano) se manteve em 5.1, enquanto a média nacional ficou em 4.3. As melhores colocadas em Nova Serrana foram as escolas Leonor Cândida (Gamas) com 5.8; Geralda de Assis (Santa Cruz); com 5.5 e Alice Cândida (Romeu Duarte) também com nota 5.5.

Para o prefeito Euzebio Lago, a boa colocação de Nova Serrana no Ideb 2017 representa bem os investimentos feitos pela administração. “O nosso governo começa a apresentar seus primeiros resultados na Educação. Implantamos 18 escolas em tempo integral em Nova Serrana. Oferecemos aos alunos dos anos iniciais da rede municipal, gratuitamente, um excelente material didático, similar aos oferecidos em escolas particulares em Belo Horizonte. Ainda investimos constantemente na capacitação de professores e profissionais do setor. Destinamos recursos públicos municipais na manutenção das escolas, reconstrução de prédios das unidades de ensino e construção de 36 novas salas – nunca antes visto na história do município. O investimento da prefeitura somado a dedicação dos profissionais não poderia gerar um resultado diferente. Esta é uma conquista nossa, parabéns a todos!” afirmou o prefeito.

Ideb

O Ideb é o índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O objetivo é alcançar os 6 pontos até 2022 em todas as escolas do País, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024