27 MAI 2019
TRÂNSITO, TRANSPORTE E DEFESA SOCIAL
Nova Serrana mais segura
Governo municipal comemora entrega de viaturas e queda nos índices criminais

Em cerimônia realizada no Centro Administrativo na manhã desta segunda-feira (27), o 60º Batalhão de Polícia Militar de Nova Serrana recebeu três novas viaturas. Os resultados positivos obtidos pelas forças de segurança também foram comemorados.

Os veículos contribuirão para a intensificação das atividades de prevenção e repressão ao crime na cidade.

O prefeito Euzebio Lago, comemorou a entrega das novas viaturas e lembrou que a queda nos índices de criminalidade em Nova Serrana também passa pelos investimentos feitos pelo governo municipal, aliado ao eficiente trabalho desenvolvido pelas polícias de Nova Serrana.

“É um momento importante para nossa cidade. Até o final de 2016 éramos a quarta cidade mais violenta no estado. Graças ao incansável trabalho das Polícias Militar e Civil com o apoio do nosso governo municipal e dos nossos deputados representantes, entre 2017 e 2018 e nos primeiros meses de 2019, hoje somos a 36ª. Isso é um feito constatado e a população de Nova Serrana já tem sentido isso: uma cidade mais segura. Investimos até o momento mais de R$6 milhões de reais nas forças de segurança, com combustível, aluguéis, servidores e estamos constantemente empenhados em trazer recursos e estruturas para nossas polícias, seja no governo do estado seja no governo federal”.

Diversas autoridades estiveram presentes no solenidade, entre eles o prefeito Euzebio Lago, vice-prefeito, Nelson Moreto, comandante da 7ª RPM, Cel. PM Webster Wadim, deputado federal, Léo Motta, deputado federal, Domingos Sávio, ex-deputado federal, Jaime Martins, deputado estadual, Fábio Avelar, delegado chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, Ailton Aparecido, comandante do 60º BPM, Wemerson Pimenta, delegada regional de Nova Serrana, Angelita Viviane, comandante do Corpo de Bombeiros, Ten. Thalles Gustavo, além de vereadores, secretários municipais e servidores.

Três novas viaturas

As novas viaturas destinadas aos 60º BPM foram entregues pelo Governo do Estado por meio de uma Emenda de Bancada dos deputados mineiros da Câmara Federal. Já a indicação da cidade de Nova Serrana para receber os veículos foi dos deputados federais Leo Motta e Domingo Sávio (2019/2022), e também ex-deputado federal Jaime Martins (2015/2018).

O prefeito Euzebio Lago esteve em Belo Horizonte para receber os veículos no último dia 13. Na ocasião foram entregues 625 viaturas para 494 municípios do estado. A destinação das viaturas se deu por meio de emenda parlamentar dos deputados de Minas, no valor de R$40 milhões.

Nova Serrana mais segura

A Polícia Militar de Nova Serrana divulgou no início do mês dados sobre a violência no município. Os números apresentados confirmam que as ações realizadas pelo 60º BPM com o apoio e investimento do governo municipal proporcionaram queda significativa nos índices de crimes violentos na cidade.

Em dois anos, de 2017 a 2019, o número de crimes como roubos, estupros e homicídios caíram em 33%. Foram 390 ocorrências registradas nos três primeiros meses de 2017 e 266 no mesmo período de 2018.

Outro número de destaque está relacionado aos furtos. Em 2017, a média era de 15 roubos diários. Atualmente, são registrados cerca de 2 furtos por dia em Nova Serrana.

Houve queda também no número de homicídios. Em 2017, foram registrados 42 homicídios contra 37 registrados em 2018, diminuição de 10%.

Queda significativa também no número de roubos. De 2017 para 2018, diminuição de 35% nos registros destes crimes. Foram 1833 em 2017 e 1203 em 2018.

A intensificação das operações policiais também contribuiu para os resultados positivos. Somente na última operação realizada (Macaco Prego), foram presos 17 traficantes de armas e drogas que atuavam na cidade.

Para prefeito Euzebio Lago, os números apresentados pela Polícia Militar representam a seriedade com que o governo municipal tem tratado o tema da segurança. “Entre 2011 e 2016, Nova Serrana ocupou as primeiras colocações em criminalidade violenta em Minas. A partir de 2017 começamos um trabalho sério de investimento em segurança e esses números mostrados pela Polícia Militar comprovam isso.”

Investimento em segurança

O atual governo municipal tem investido pesado em segurança. Desde 2017, foram gastos cerca de R$6 milhões na manutenção dos trabalhos da Polícia Militar, Polícia Civil, Judiciário, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Destaque também para a manutenção do sistema de monitoramento “olho vivo” feita por servidores municipais. E também para a entrega de novas viaturas, inclusive com interlocução constante com a sociedade civil organizada para a destinação de veículos e aumento de contingente de militares e agentes da polícia civil.

Outras ações do governo municipal também têm contribuído para dar mais segurança a população, como a iluminação das trincheiras e a reestruturação de Guarda Civil Municipal.

Vídeo Vinculado
27/05/2019